Sem categoria

Virada Cultural 2011

Aproximadamente 4 milhões de pessoas lotaram o centro de SP para acompanhar a Virada Cultural na sua 7° edição.

A Virada Cultural na capital paulista aconteceu nos dias 16 e 17 de abril, foram 24 horas sem interrupções nas programações, segundo informações aconteceram mais de mil atrações gratuitas por vários pontos da cidade, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com o SESC e a Secretaria de Estado da Cultura e parcerias importantes de varias instituições culturais da cidade. A colaboração dos órgãos públicos envolvidos como, Secretarias de Serviços e de Coordenação das Subprefeituras, Polícia Militar, Guarda e Polícia Civil, fez um papel muito importante na organização do evento e segurança do publico presente.

Esta foi a 7ª edição da Virada Cultural que trouxe também parcerias com diversos países tais como Holanda, México, Espanha, Argentina e Itália para apresentações.

A musica é sem duvida o ponto forte do evento, onde diferentes ritmos, estilos, artistas nacionais e internacionais se apresentam em um único evento. As artes cênicas e visuais se somaram a esta concorrida programação com paradas, desfiles e maratonas. Estiveram presentes nos diversos palcos artistas brasileiros consagrados, como Rita Lee, Paulinho da Viola, Erasmo Carlos, Dominguinhos, Eumir Deodato e também novos talentos, como Duani, Cibelle, Thais Gullin e Rumpilezz

Na Praça da Republica foi montado o palco dos gêneros Black / Hip Hop e Samba/ Pagode, no sábado as presenças foram KL Jay, Edi Rock e Don Pixote com uma participação rápida mas, significativa de Dexter o oitavo anjo, na seqüência Taylor McFerrin (EUA) e BNegão, Fred Wesley and the New JBs (EUA, Toni Tornado e Dom Salvador + Abolição, Dumpstaphunk (EUA), Di Melo, Instrumental Explosion – Incendiary Funk and R&B Instrumentals 1966–1973. E no domingo Monarco, Riachão, Paulo Miklos e Quinteto em Branco e Preto, Leandro Lehart, Mart’nália, Paulinho da Viola e Orquestra de Cordas de Curitiba.A apresentação das atrações na noite de sábado foram feitas por Nelson Triunfo e as do domingo pelo rapper Happin Hood.

Na Sta. Efigenia aconteceu o Palco Cultura Periférica onde as atrações iniciaram com: Sucatas Ambulantes, Maracatu, Nhocuné Soul, Sarau Cooperifa, Samba da Vela, Sarau do Binho, Gunnar Vargas, Circo Incandescente, Sarau da Brasa, Zinho Trindade e o Quilombo de Solano, Sarau Griots, Noite Clara, Sarau Elo da Corrente, Z´Africa Brasil, Sarau Pavio da Cultura, Vela Luz, Sarau Suburbano Convicto, Umoja e o enceramento ficou por conta do Preto Soul. A música eletrônica também esteve presente em pistas espalhadas pelo Largo São Francisco, Praça da Sé e Memória e uma radiola maranhense ocupou a Praça Princesa Isabel.

O palco dedicado ao stand-up comedy ficou intransitável, as pessoas se posicionavam nos espaços mais complicados p/ apreciar a apresentação dos humoristas,um ringue de luta-livre com lutadores brasileiros e mexicanos foram exemplos das atrações diferenciadas dentro do contexto do Viradão Cultural 2011.

De acordo com a assessoria de imprensa da Virada Cultural, a organização do evento informou que o balanço foi positivo e que o numero de pessoas desta sétima edição atingiu os quatro milhões de pessoas, nos dois dias, numero aproximado as duas ultimas edições

Informações: Assessoria de Imprensa Virada Cultural