Sem categoria

Wikileaks: Os Estados Unidos financiaram a oposição na Síria

Os Estados Unidos financiaram secretamente os grupos da oposição síria e um canal de difusão de programas críticos do regime do presidente Bachar al-Assad, informou nesta segunda-feira (18) o jornal norte-americano Washington Post.

Citando telegramas diplomáticos difundidos por Wikileaks, o jornal indica que o canal Barada TV, instalado em Londres, começou a emitir em abril de 2009, mas foi expandido para cobrir a onda de protestos na Síria. O país está vivendo desde 15 de março uma inédita contestação ao governo do presidente Bachar al-Assad.

Neste domingo (17) a oposição convocou manifestações por ocasião do 65º aniversário da independência do país.

Segundo o Washington Post, o canal Barada TV é ligado ao Movimento pela Justiça e o Desenvolvimento, uma rede de oposicionistas sírios no exílio. O Departemento de Estado norte-americano financiou esse movimento em 6 milhões de dólares desde 2006.

A administração norte-americana começou a financiar figuras da oposição sob a presidência de George W. Bush quando este último rompeu relações com Damasco em 2005. Os financiamentos perduraram com o presidente Barack Obama, segundo o Washington Post que não precisa se o financiamento se manteve nas últimas semanas.

Agências