Parlamentares comunistas exaltam 285 anos de Fortaleza

O deputado federal João Ananias e o Senador Inácio Arruda comemoraram, junto com todo o Ceará, os 285 anos de Fortaleza. Nesta terça-feira, 13 de abril, os parlamentares comunistas homenagearam a capital cearense, destacando suas qualidades e também lamentando os problemas enfrentados pelos fortalezenses.

Fortaleza

João Ananias: Saudação poética e lírica

O Deputado João Ananias fugiu um pouco da arena política para homenagear a Capital Cearense, que completa 285 anos de sua fundação. "Fortaleza é hoje uma referência para todos aqueles que são amantes das belezas naturais e da hospitalidade. Aqueles que desembarcam no litoral cearense são surpreendidos pela natureza simples e acolhedora de seus habitantes", destacou.

Ele lembra que a cidade cresceu muito e hoje tem quase três milhões de habitantes, tem o décimo quinto maior PIB municipal da Nação e o segundo do Nordeste. Além disso, Fortaleza possui o sétimo maior poder de compra do País.

Foi cantada, imortalizada por romancistas, pintores, poetas e humoristas, como José de Alencar, Raquel de Queiroz, Raimundo Fagner, Fausto Nilo; e foi batizada de loira desposada do sol pelos versos do poeta Paula Ney. "Essa cidade merece hoje uma saudação poética e lírica, porque é uma cidade que com certeza apaixona todos os brasileiros que tiveram o privilégio de visitá-la e para aqueles que serviu de berço".

Inácio Arruda ressalta força dos cearenses

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou, em Plenário, o aniversário da cidade de Fortaleza. Ele destacou que a cidade está pronta para dar um grande passo adiante com a ousadia e coragem do seu povo. “A pequena cidade nasceu, prosperou e hoje, com quase três milhões de habitantes é a quinta maior cidade do País”, festejou.

Inácio Arruda ressaltou que a gente pobre de Fortaleza estaria atualmente em situação ainda mais grave se não fossem os "investimentos sem igual" realizados no governo Luiz Inácio Lula da Silva, que devem ser mantidos pela presidente Dilma Rousseff.

Para o parlamentar, “nos últimos anos nós recebemos investimentos sem igual, porque esta linda cidade, esta cidade deste plano belíssimo é uma cidade que também tem a gente pujante, forte, hospitaleira, mas é a cidade de maior concentração de riqueza do Brasil. A maioria esmagadora é de gente pobre”.

O senador, nascido em Fortaleza, comparou os dados de arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Belo Horizonte (MG), que arrecada R$ 500 milhões, e da capital cearense, onde o montante não chega a R$ 150 milhões. “O maior hospital de emergência consome todo o dinheiro do IPTU que não paga sequer esse hospital, mostrando as dificuldades”, informou.

Como passo positivo, o senador mencionou a realização de uma grande obra de infraestrutura urbana, na capital e na região metropolitana, com a construção de três barragens e a dragagem de dois rios. A medida, segundo ele, melhorará a distribuição de água na região urbana e impedirá o transbordamento dos rios.

Arruda também reafirmou sua confiança no povo: “A nossa cidade, nas condições atuais, está pronta para dar um grande passo adiante para, com ousadia, com coragem do seu povo, transformá-la não só na metrópole capital do Estado do Ceará, mas em uma grande cidade do Brasil. Nós estamos prontos”.

Leia AQUI íntegra do pronunciamento do Senador

Fonte: Assessorias do Deputado Federal João Ananias e do Senador Inácio Arruda

Leia também:
285 anos: Em pronunciamento, Chico Lopes homenageia Fortaleza