Sem categoria

PT vai apoiar plebiscito sobre proibição do comércio de armas

O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, Humberto Costa (PE), afirmou nesta terça-feira (12/04), logo após o término da reunião de líderes, que a bancada do Partido dos Trabalhadores vai se posicionar favoravelmente à realização de um plebiscito que irá consultar os eleitores sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munições no Brasil. 

"Nosso partido tem a cultura da paz e entende que enquanto houver a livre circulação de armas, não somente vamos ter a fonte de armamentos daqueles que infringem a lei, como também a maior fonte de armas para a violência habitual, cotidiana e interpessoal", afirmou.

Para o líder, quanto mais rígidos forem os controles de produção e venda de armas de fogo, maior será a possibilidade de o País evitar situações como a ocorrida na semana passada numa escola pública de Realengo, no Rio de Janeiro, quando um ex-aluno abriu fogo contra estudantes e matou treze crianças e feriu outras.

A proposta de realização de um plebiscito, que poderá ocorrer no primeiro domingo de outubro, foi apresentada nesta terça-feira pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Com a pergunta aos eleitores "O comércio de arma de fogo e munições deve ser proibido no Brasil?", Sarney acredita que a partir do resultado será possível alterar a lei em vigor que permite a comercialização, resultado de um referendo ocorrido em 2005.

Na ocasião, o referendo confirmou a legislação. Desta vez, o plebiscito terá por objetivo perguntar à sociedade se ela é favorável ou contrária a esse tipo de comércio para, então, permitir a mudança. "Acho que realmente a população brasileira foi induzida a um erro, porque estamos verificando que a venda de armas no País, de nenhum modo alcançou aquilo que julgavam, que era garantir a segurança do cidadão. Pelo contrário, tornou mais vulnerável o cidadão, porque cada um que tem arma passa a ser objetivo de procura de bandidos e infratores", disse Sarney.

O presidente do Senado explicou que a urgência de tramitação do projeto de plebiscito está praticamente assegurada, uma vez que será apresentado por meio de um Decreto Legislativo. "Será muito mais urgente a tramitação", disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado