Protesto em Salvador pede punição do deputado Jair Bolsonaro

Entidades dos movimentos sociais realizam um grande ato público na tarde desta quarta-feira (13/4), em Salvador, para pedir agilidade na punição ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), pelas declarações racistas e homofóbicas feitas no programa CQC, da Band. A manifestação acontece às 16h, em frente à sede a OAB Bahia, na Piedade. A Unegro, a seção Bahia do Fórum Nacional de Mulheres Negras e o Sintracom Bahia organizam o evento.

O PCdoB e o PSB também apóiam a manifestação, que tem como objetivo não deixar que o caso caia no esquecimento. “A ofensa ocorreu no dia 29 de março, mas até o momento, a Câmara dos Deputados não tomou nenhuma medida para punir o parlamentar, apesar das manifestações de várias instituições da sociedade civil cobrando um posicionamento da direção da Casa. Precisamos mostrar que estamos atentos e não vamos deixar que mais esta manifestação pública de preconceito e racismo fique impune”, ressaltou Ubiraci Matildes, da direção do Fórum Nacional de Mulheres Negras.

Confira a íntegra da nota de repúdio divulgada pelas entidades que participam da manifestação:

“NOTA DE REPÚDIO

As mulheres negras do Estado da Bahia, juntamente com as Centrais Sindicais e Sindicatos, Organizações de Mulheres, donas de casa, estudantes e lideranças: vamos às ruas declarar o nosso repúdio à atitude racista, homofóbica do senhor Jair Bolsonaro, deputado federal (PP), cujas declarações de cunho preconceituoso depreciam a imagem das mulheres negras e dos homossexuais de todo o Brasil, demonstrando sua intolerância contra esses segmentos.

Estamos reagindo e exigindo a cassação de seu mandato. Na Bahia, como em outros estados precursores da luta contra a escravidão, esse fato de forte teor racista e homofóbico jamais passaria sem os protestos deste povo, que historicamente luta contra todo tipo de opressão.

As suas constantes declarações têm ofendido a todas as mulheres e homens do Brasil. É inacreditável a forma algoz como ele trata o direito das pessoas.

Declarar de forma pública, na condição de representante parlamentar, que a opção sexual deve ser orientada por uma educação com muita surra ou ainda que as relações amorosas entre pessoas negras e brancas são perniciosas, entre outras aberrações, agride os mais essenciais direitos humanos.

O povo de Salvador é exemplo de luta pela LIBERDADE. O movimento de mulheres negras de Salvador se posiciona a favor da cassação desse deputado. Queremos uma sociedade sem racismo, sem machismo, sem homofobia, com a participação das mulheres negras nos espaços decisórios de poder.

Na cidade de Salvador, por sentirmos na própria pele o peso da discriminação, uniremos forças com todos os brasileiros e brasileiras que compreendem este fato como um momento simbólico de luta contra todo tipo de intolerância.

Nosso País acaba de sair de uma eleição presidencial na qual elegemos uma ex-guerrilheira, ex- presa política, que sempre esteve à frente de trabalhos ditos de “homens”, Dilma Roussef, a nossa primeira mulher presidenta do Brasil.

Nenhum ser humano deve ser preso, punido, perseguido , maltratado ou humilhado por sua religião, orientação sexual, cor da pele, origem etnicorracial ou qualquer outro tipo de diversidade.

Exigimos respeito, queremos um ambiente democrático onde possamos garantir o debate franco e informado sobre as questões tão bem pautadas no Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos e Igualdade Racial.”

De Salvador,
Eliane Costa