Alesp começa a discutir reorganização da região metropolitana

Objetivo é criar conselho de desenvolvimento que regule ações conjuntas em 39 cidades

A Assembleia Legislativa começa a discutir, nesta terça-feira (12), a reorganização da região metropolitana de São Paulo. Está programada para ter início às 14h a primeira das seis audiências que irão discutir o projeto de lei complementar nº 6, de 2005, que discorre, entre outros assuntos, sobre o planejamento regional para o desenvolvimento sócio-econômico e melhoria da qualidade de vida, além da redução das desigualdades regionais.

As mudanças seriam promovidas por meio da criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, composto pelos prefeitos dos municípios e por representantes do Estado. Também está prevista a participação popular, por meio de um Conselho Consultivo.

Segundo a Assembleia, deverão participar do encontro desta terça-feira, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 39 municípios de compõem a região: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

As outras cinco audiências serão realizadas no norte, sul, leste e oeste da região e ainda uma segunda na capital paulista, na Câmara de Vereadores. Estas audiências ainda não têm data marcada.

Da redação, com informações