CE: Entidades lançam nota contra declarações de Jair Bolsonaro

Diversas entidades ligadas aos movimentos sociais no Ceará divulgam nota de repúdio contra as declarações homofóbicas, discriminatórias e racistas do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP). Leia a seguir a íntegra da nota.

Nota de repúdio – Declarações homofóbicas e racistas que nos levam à indignação

Há uma semana, Jair Bolsonaro, deputado federal (PP), deu declarações de cunho racista e homofóbico em rede nacional e diversos movimentos sociais reagiram exigindo a cassação de seu mandato. No Ceará, estado precursor da luta contra a escravidão, esse ato de forte teor racista e homofóbico não iria passar sem os protestos deste povo que historicamente luta contra todo tipo de opressão.

As suas constantes declarações têm ofendido, a todas as mulheres e homens do Brasil. É inacreditável a forma algoz como ele trata o direito das pessoas. Declarar de forma pública, na condição de representante parlamentar, que a opção sexual deve ser orientada por uma educação com muita surra ou ainda que a relações amorosas entre pessoas negras e brancas são perniciosas, entre outras aberrações, agride os mais essenciais direitos humanos.

Tendo Redenção, como primeiro município do Brasil a libertar os escravos, nosso Ceará é exemplo da luta contra a escravidão e todas as formas de opressões. Enquanto Estado Nordestino, esse bravo povo cearense, nunca em lugar nenhum acatou o tratamento discriminatório que nos atinge a todos desta região e por sentirmos na própria pele o peso da discriminação, uniremos força a todos os brasileiros que compreendem neste fato um momento símbolo de luta contra todo tipo de intolerância, tão bem representada pelas infames declarações desse reacionário, representante digno dos piores resquícios da ditadura militar.

Temos ido às ruas, praças e avenidas defender a democracia, dizermos que o “Brasil”
que a gente quer ter é um País sem machismo, sem homofobia, sem racismo, sem intolerância religiosa e qualquer outro tipo de discriminação correlata.

Nosso País acaba de sair de uma eleição presidencial onde elegemos uma ex-guerrilheira, ex- presa política, que sempre esteve a frente de trabalhos ditos de “homens”, Dilma Rousseff, a nossa primeira mulher Presidenta do Brasil.

Nenhum ser humano deve ser preso (a), punido (a), perseguido (a), maltratado ou humilhado (a) por sua religião, orientação sexual, cor da pele, origem étnico-racial ou qualquer outra forma de diversidade.

Repudiamos quaisquer intolerâncias: racial, homofóbicas, machistas, ideológicas contra deficientes, idosos, econômicas e todas as outras correlatas, assim como quem manipula informações, aterroriza e mente, em favor de seu próprio poder político. Exigimos respeito, queremos um ambiente democrático onde possamos garantir o debate franco e informado sobre as questões tão bem pautadas no Plano Nacional de Promoção da cidadania e direitos Humanos.

UBM – União Brasileira de Mulheres
UNEGRO – União dos Negros
CEBRAPAZ – Centro Brasileiro pela Paz
UJS – União da Juventude Socialista
FBFF – Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza
CSA – Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio
CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
MOVE-LOS – Movimento Pela Livre Orientação Sexual
CUT – Central Única dos Trabalhadores
NSB – Negritude Socialista Brasileira
Sinprece – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência do Ceará
Rrede de Terreiros – Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
SINCERA – Sindicato dos Trabalhadores(as) e Centro de Religiões Afros
Centro Espírita São José de Ribamar
Uecum – União Cearense de Umbanda