SP planeja iniciar obra de linha até ABC em 2012

O governo de São Paulo planeja iniciar em 2012 as obras de construção da linha que irá ligar o metrô até a região do ABC, passando pelas cidades de São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Segundo o Metrô, está sendo preparado edital para contratar empresa que fará projeto básico.

De acordo com o Metrô, está sendo preparado o edital para contratar a empresa que fará o projeto básico. A previsão é que ele esteja pronto até novembro.

O edital levará em consideração um projeto funcional elaborado por prefeituras da região, que prevê um traçado de 20 km, da rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, até a estação Tamanduateí do metrô e da CPTM.

Na semana passada, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que as prefeituras de São Bernardo, São Caetano e Santo André optaram pelo monotrilho. "Como sabemos que está forte esse consenso, estamos preparando um edital do projeto básico do monotrilho", afirmou Fernandes.

VLT

A outra opção é o VLT (veículo leve sobre trilhos), que circula na superfície. De acordo com ele, apenas o projeto deverá consumir R$ 44 milhões.

Para a obra, que ainda não tem um valor estimado, o governo de São Paulo vai recorrer à União.
"Estado e municípios estão levando isso como demanda ao PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da Mobilidade Urbana, o PAC 2", disse.

Integração

Para o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), que preside o Consórcio Intermunicipal do ABC, tanto faz se o sistema adotado será o monotrilho ou o VLT.
"Nossa intenção maior é integrar nossos sistemas a um sistema de alta capacidade, é trazer o metrô para a região do ABC", afirmou.

"A ligação com o ABC é prioridade. O objetivo é alterar a matriz de mobilidade urbana, que hoje é o automóvel", afirma Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano.
Na próxima semana, ele se reunirá com os prefeitos do ABC para discutir esse e outros temas.