No dia do Médico, protestos na UFPI pedem reabertura do HU

Protestos em frente ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí pedem remoção da MP520 e reabertura imediata do HU

ATO no HU da UFPI - ADUFPI
       Entidades sindicais e estudantis protestaram essa manhã (07/4) em frente ao Hospital Universitário da UFPI (Universidade Federal do Piauí) pela reabertura imediata do hospital e pela remoção da MP520 que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que passaria a administrar todos os HU do Brasil.

        Segundo Mário Ângelo, presidente da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI), essa Medida Provisória fere a autonomia administrativa da UFPI. “Caso seja aprovada (a MP520) pelo Congresso a ADUFPI vai entrar com ação direta de inconstitucionalidade", disse.

         Ele lembrou que o hospital, no qual foram investidos mais de R$100 milhões, pode atender 23 mil consultas por mês, 52 especialidades e 24 clínicas e precisa ser aberto imediatamente, e que faltam apenas a contratação de funcionários. "O processo precisa ser feito através de concurso público imediato e não com a contratação de terceirizados" afirma o Presidente da ADUFPI.

         Mário Ângelo afirma também que a função de propiciar à comunidade acadêmica espaço para aprendizado, pesquisa e extensão não será cumprida com uma empresa administrando o hospital.
 

Fonte: Portal “O Dia”