Roaming: Câmara dos Deputados destaca iniciativa de Chico Lopes

O site oficial da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) destaca, esta terça-feira (05/04), a iniciativa do deputado federal Chico Lopes (PCdoB) contra a cobrança de “roaming” pelas empresas de telefonia celular, quando o assinante estiver em cidades atendidas pela mesma rede da empresa contratada. Uma medida capaz de beneficiar milhões de consumidores em todo o Brasil.

Chico Lopes quer fim da cobrança por roaming em telefonia celular - Ag. Câmara

Confira a íntegra da matéria que traz detalhes sobre o projeto de Lei 275/11 e sua tramitação:

Cobrança por roaming em telefonia celular poderá ter nova regra

A Câmara analisa o Projeto de Lei 275/11, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que proíbe as empresas de telefonia celular de cobrar adicional de deslocamento (roaming) quando o assinante estiver em localidades atendidas pela mesma rede da operadora contratada.

No caso de descumprimento da determinação, a proposta estabelece que os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97), que vão de advertência e multa a suspensão temporária dos serviços e caducidade da licença.

O autor da proposta argumenta que algumas operadoras já oferecem no mercado planos que dispensam a cobrança de adicional por roaming dentro da rede da operadora, o que sinaliza que esse serviço não gera custo adicional para a empresa.

O roaming é um serviço que permite ao usuário obter o sinal de telefonia em áreas fora da localidade geográfica onde o celular está registrado. Para utilizar um celular nesse sistema, é preciso que a operadora, ou outra com a qual ela mantenha acordo, disponha de tecnologia compatível à do celular em uso.

Proposta semelhante

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Defesa do Consumidor já aprovaram proposta semelhante, que proíbe cobrança de adicional por chamada realizada em roaming quando as operadoras pertencerem ao mesmo grupo econômico. A medida estava prevista no substitutivo aprovado pelas comissões ao Projeto de Lei 5170/09, do ex-deputado Antonio Carlos Chamariz. A proposta, no entanto, foi arquivada ao final da legislatura passada.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Câmara dos Deputados – www.camara.gov.br