Sem categoria

PCdoB, PDT e Dilma lamentam a morte de Jackson Lago

A morte do ex-governador Jackson Lago (PDT-MA), aos 76 anos, levou tanto partidos de esquerda como a presidente Dilma Rousseff a divulgarem notas de pesar. Lago estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, em razão de um câncer na próstata, e morreu nesta segunda-feira (4), à tarde.

Dilma – que era do PDT antes de ir para o PT – exaltou a “dedicação e competência” de Lago “como homem público e também como médico e professor de medicina. Começou sua carreira política na década de 60, participando ativamente do movimento de resistência à ditadura. Ao lado de Leonel Brizola, ajudou a fundar o PDT, em 1979, e tornou-se dirigente do partido. Eleito para a prefeitura de São Luís em três oportunidades, chegou a ser apontado, em uma pesquisa nacional de opinião, como o melhor prefeito do país”.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, divulgou em seu blog uma mensagem de pesar, na qual afirma que o PCdoB "lamenta profundamente o falecimento do ex-governador Jackson Lago. "É perda significativa de um grande aliado do partido em muitas batalhas pela liberdade e, também, de uma liderança política importante no processo de renovação no Estado do Maranhão. Solidarizamo-nos igualmente com sua família e com os inúmeros amigos que Jackson deixou", fiz Renato.

O presidente do PCdoB no Maranhão, Flávio Dino, também resgatou a trajetória de esquerda do político maranhense. “Nosso partido esteve ao lado de Jackson Lago em memoráveis batalhas: anistia, diretas já, chapa Lula-Brizola (1998), sucessivas eleições para prefeito e na vitória contra a oligarquia em 2006”, diz a nota assinada por Dino.

Na opinião do dirigente comunista, “Jackson Lago marcou sua história política ao lado dos que combatem pela justiça e pela liberdade. Desejamos que seu principal legado seja a continuidade do diálogo democrático e a permanente união do campo democrático e popular”.

A direção nacional do PDT lamentou “profundamente a perda irreparável do amigo e companheiro de fundação” da sigla. “Sua história de vida se confunde com a história de superação do povo brasileiro, e foi exemplo de luta e coerência durante toda sua vida em favor do povo do Maranhão, seu estado natal”, assinalou a direção pedetista. Segundo ela, o partido do ex-governador, “o corpo físico se vai, mais as suas ideias ficam na mente de milhares de brasileiros”.

Da Redação, com agências  

Matéria atualizada às 17h50 para acréscimo de informações