Sem categoria

Câmara Municipal de Embu homenageia 89 anos do PCdoB

A Câmara Municipal da Estância Turística de Embu, no estado de São Paulo, aprovou na última quinta-feira (30), Moção de Aplausos em homenagem aos 89 anos do Partido Comunista do Brasil. O documento ressalta a presença e atuação do Partido nas grandes lutas sociais brasileiras desde sua fundação em 1922.

A moção ressalta a difícil luta dos comunistas brasileiros que passaram mais de 60 anos na ilegalidade por defenderem o socialismo, a justiça social, a democracia e a soberania nacional. O documento é assinado pela Mesa diretora da Câmara e demais vereadores.

O texto cita os pioneiros da época da fundação do Parttido: Abílio de Nequete (barbeiro de origem libanesa), Astrojildo Pereira (jornalista do Rio de Janeiro), Cristiano Cordeiro (contador do Recife), Hermogênio da Silva Fernandes (eletricista da cidade de Cruzeiro), João da Costa Pimenta (gráfico paulista), Joaquim Barbosa (alfaiate do Rio de Janeiro), José Elias da Silva(sapateiro do Rio de Janeiro), Luís Peres (vassoureiro do Rio de Janeiro) e Manuel Cendón (alfaiate espanhol) — e ressalta o papel de . E lembra ainda dos camaradas João Amazonas, Maurício Grabois, Joaquim Câmara Ferreira, Mário Alves, Jacob Gorender, Miguel Batista e Apolônio de Carvalho que participaram do processo de reorganização do PCdoB em 1962.

A participação do PCdoB no governo federal — através do Ministério dos Esportes, que conquistou a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 — também são destacados. A moção fala ainda do apoio do ministro dos Esportes, Orlando Silva, aos projetos das áreas de Esporte e Lazer promovidos na cidade.

Por fim, a moção faz referência ao diretório comunista local composto pelo presidente Nereu Maestri, o secretário de Organização, Alex Macedo de Souza e os membros José de Souza Santos e João Marcolino.

Da redação