Câmara de Guarulhos cria Comissão de Igualdade Racial

Vereadora do Partido Comunista do Brasil, Luiza Cordeiro (PCdoB), presidirá a Comissão que atuará pelo fim do preconceito contra negros e negras

A Câmara Municipal de Guarulhos instaurou está semana a Comissão Permanente de Defesa da Igualdade Racial. Junto a um colega do PT a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) foi autora da proposta para a criação da Comissão e no biênio 2011/2012 estará à frente da Comissão como presidenta.

“O racismo é emblemático em nossa sociedade e isso nos preocupa. Ele está enrustido, dissimulado nas piadas e brincadeiras se apresentando tristemente como cultura enraizada nas mais diversas camadas e setores da sociedade”, comenta Luiza.

José Normam, presidente da UNEGRO em Guarulhos afirma que a criação da Comissão é relevante porque irá contribuir para que o debate sobre o racismo tome ainda mais corpo na cidade. Guarulhos tem em funcionamento a Coordenadoria de Igualdade Racial e o Conselho de Igualdade Racial composto paritariamente por membros do governo e Sociedade Civil.

Para Normam, que é vice-presidente do Conselho de Igualdade Racial a criação da Comissão une Executivo, Legislativo e Sociedade Civil na luta contra o racismo. Outro aspecto destacado pelo comunista que atua no movimento negro é o fato de uma parlamentar do PCdoB presidir a Comissão.

“Os comunistas sempre lutaram junto aos negros nas batalhas travadas em busca de conquistas. O fato de uma comunista mulher assumir a presidência de mais esse instrumento, ainda sendo a Luiza, mulher guerreira, acrescenta muito conteúdo e força à nossa luta”, disse Normam.

Conforme o projeto de resolução, a Comissão terá por função denunciar, receber, avaliar, investigar e encaminhar denúncias; propor, fiscalizar e acompanhar programas governamentais relativos à defesa e promoção da igualdade racial, dentre outras determinações.

Para Luiza o Estatuto de Igualdade Racial assinado pelo presidente Lula contribuiu para a luta contra o racismo. “No governo Lula, através do Estatuto e implementação de políticas públicas houve avanços, no entanto, os resultados que observamos na sociedade lamentavelmente ainda não são efetivos da forma que deveriam ser”, completou a parlamentar.

De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares