Estudantes exigem não-aumento da tarifa do transporte

A Jornada de Lutas da UNE e da UBES, em Manaus, reuniu mais de 10 mil estudantes entre estudantes secundaristas e universitários. O combate ao aumento da tarifa do transporte coletivo, de R$ 2,25 para R$ 2,80, e as exigências de caráter nacional de 10% do PIB e 50% do pré-sal para a educação, gerou, na manhã de hoje (29), uma gigantesca manifestação que saiu da Praça do Congresso, Centro, em direção à Prefeitura, no bairro da Compensa.

Jornada de Lutas da UNE e da UBES
Contando com a presença do presidente da UBES, Yann Evanovick, a passeata sensibilizou os moradores e transeuntes encontrados ao longo do percurso. Indignados com o anúncio e a confirmação do aumento da tarifa do transporte coletivo, a população aderiu a exigência estudantil. Diversos moradores da avenida Brasil, onde também está situada a prefeitura, abriram as portas de suas casas e deram água e refrigerante aos manifestantes.

Além disso, a unidade entre as forças políticas que participam do movimento estudantil potencializou as reivindicações. Além das entidades estudantis locais, como a UEE-AM, a UESAM e a UMES de Manaus, participaram a UJS, a JSB, JPT e a JPS.

Um ato político, em frente à sede da Prefeitura, marcou o fim da manifestação. O presidente da UBES chamou atenção para os prejuízos que o prefeito tem deixado à população. “Desde que o senhor Amazonino (Mendes) voltou ao comando da nossa cidade, temos contabilizado diversas perdas. E a justificativa da renovação da frota de ônibus para aumentar a tarifa é descabida, pois o argumento sempre é esse e o transporte sempre piora”, disse Yann.

A presidente da UEE-AM, Maria das Neves, destacou a espontaneidade das pessoas que tornaram a manifestação um acontecimento singular. “Quem duvidou que os estudantes sairiam de suas salas de aulas se decepcionou. Vários foram aqueles que vieram andando das escolas para participar da passeata. E vamos continuar nas ruas até que esse aumento seja frustrado e um transporte digno seja assegurado aos estudantes e à população como um todo.

Estudantes entregam documento na Prefeitura

Diante da intransigência do prefeito Amazonino Mendes, que não quis receber os estudantes, uma comissão formada por 20 jovens entrou na sede da prefeitura e protocolou um documento contendo várias exigências. Dentre elas, a volta do pagamento da meia passagem em dinheiro nos ônibus, a continuidade da domingueira, que trata-se do pagamento da meia passagem para todos aos domingos, a renovação completa da frota dos ônibus e o não-aumento da tarifa.

De Manaus,
Anderson Bahia