Comitê Estadual de Goiás debate integração de novos filiados  

Em reunião ampliada, Comitê Estadual de Goiás debate conjuntura nacional, local, novo momento partidário e o processo de Conferência. 

A direção do Comitê Estadual de Goiás e convidados realizaram reunião ordinária durante todo o dia de sábado, 26 de março de 2011, com cerca de 30 convidados em Goiânia, no auditório do Sint-ifesgo (Sindicato dos trabalhadores da Universidade Federal de Goiás).

 
Membro do Comitê Central, Luiz Carlos Orro repassou os temas debatidos na última reunião nacional e ilustrou o funcionamento do PCdoB nas esferas nacional, estadual e municipal. 
 
Segundo Orro, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo chamou a atenção dos três meses do Governo Dilma que vem sofrendo pressão da direita e da grande mídia, fazendo comparações com o Governo popular de Lula. Para a direção nacional, três meses é muito pouco para avaliar.

 

 
Luiz Carlos (foto) falou ainda da lógica do sistema capitalista que tem uma vida sistêmica e que não será abatida rapidamente. Ele ponderou ainda sobre a China que prossegue avançando e os países que correspondem ao BRINCS (Brazil, Russia, India, China e South Africa) avançam, enquanto que no Brasil a tendência de crescimento deste ano é de apenas 3,5%.
 
Brasil
 
O PCdoB avalia que o governo atual precisa pensar em um crescimento maior, sem ficar atendendo aos reclames do setor financeiro. Segundo ele, o poder rentista aplica o exercício do poder político nas esferas de poder. Para isso, o partido comunista propõe tomar outras medidas de crescimento do país como, por exemplo, retirar do calculo da inflação, as questões sazonais (locais), não contabilizá-la.  “O PCdoB tem insistido no aumento de 19% para 25% do PIB nos investimentos sociais”, completou.
Sobre a Reforma Política, o secretário falou da discussão da reforma, mas valorizando os grandes partidos, acabando com o pluralismo, o voto proporcional e a possibilidade de várias vertentes participarem do poder político.
Orro falou ainda sobre o papel do imperalismo dos EUA, a intervenção na Líbia e a vinda do Obama ao Brasil. 
 
Nova etapa partidária
 
O presidente do PCdoB de Goiás, Fábio Tokarski fez uma intervenção sobre o novo momento político do PCdoB no estado. Como já havia sido debatido em outras instancias, a direção do PCdoB compreendeu a importância de antecipar o período de Conferências. “Deliberado pela direção partidária, serão realizadas as conferencias regulares, que são de dois em dois anos, porém com certa antecedência para propiciar a mais breve integração política de um conjunto de quadros que possam participar, não só efetivamente das direções municipais, junto com camaradas que já estão atuando há anos no partido, mas que podem participar da direção estadual”.

 

 
Para Fábio (foto), esse processo de integração vai se dar também, concomitante, com a integração não só no aspecto da direção partidária, mas no âmbito das comissões auxiliares, nas frentes de luta, de trabalho, nos seminários e encontros que o partido está promovendo. “Do ponto de vista político, há um ganho muito grande para o partido que tem dezenas de quadros e dezenas de diretórios novos, chegando a esse patamar de 150 diretórios novos e o ganho político é maior ainda na medida que já se percebe que são muitos militantes que tem uma trajetória já forjada na luta política e mais do que isso, pessoas que compreendem que o partido está na luta por um projeto de desenvolvimento”, ponderou Tokarski 
 
Para o presidente do PCdoB, essa nova etapa impulsionou ainda mais o trabalho partidário. “O Partido decidiu se abrir e nesse processo quer incorporar todos os bons filhos do povo que querem fazer a luta política com um caráter estratégico, afirmando um rumo socialista. Crescimento não é para todos. Repercutindo essa realidade goiana que é um estado que cresce a economia, mas esse crescimento não é para todos, e nós queremos que este crescimento, esse desenvolvimento, seja para todos. Esse é nosso grande desafio. Em Goiás, e o PCdoB sai reforçado com novos quadros e nós estamos muito confiantes que teremos novas vitórias daqui pra frente”, conclui Fábio Tokarski.
 
Organização partidária
 
Com o tema: "Construindo um PCdoB Militante, Organizado pela base, Unido e Disciplinado", o secretário de organização, Honório Ângelo da Rocha apresentou um roteiro para o processo de Conferência que ocorrerá este ano. Honório apresentou um Calendário do Processo de Conferências que incluía a abertura do procedimento de conferências nos municípios, a Conferência Estadual, os Encontros das macro-regiões, os zonais de Goiânia, e as estratégias de mobilização e integração.  “Neste processo, teremos que realizar Plenárias, Encontros e reunir os Fóruns do Entorno de Brasília, nordeste, norte, centro e sul de Goiás, além de participar dos encontros nacionais de cada área. Temos ainda de lançar a campanha de filiação, o lançamento político da Conferência, aplicar a política de organização e implantar o departamento de quadros, tarefa estratégica fundamental” apontou o secretário geral.
 
O período da tarde foi destinado ao debate, as intervenções foram no sentido de integração dos novos filiados às fileiras partidárias, sobre conjuntura nacional e local e desdobramentos. Ao final foram tomadas medidas para encaminhamentos. 
 
Da redação local,
Eliz Brandão