Sem categoria

Câmara promove sessão de homenagem a José Alencar

O Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília fez um minuto de silêncio pela morte do ex-presidente da República José Alencar, logo que tomou conhecimento da notícia. Os trabalhos nas comissões técnicas foram suspensas e a sessão plenária foi transformada em sessão de debate para homenagem a José Alencar. As votações foram adiadas para a próxima semana.

Os parlamentares se revezaram ao microfone para lamentar a morte daquele que consideram “um exemplo de homem público”. E destacaram os diversos aspectos da vida do ex-vice-presidente – de político, homem público, empresário e vida pessoal.

Alencar morreu às 14h45, nesta terça-feira (29), por falência múltipla de órgãos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Com 79 anos, Alencar sofria há mais de 13 anos com câncer na região do abdômen.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), conterrânea de Alencar, disse que “Minas hoje sente como se tivessem amputado um pedaço de si, um pedaço do seu sentimento nacional, do seu sentimento de conciliação, do seu sentimento de ousadia por um Brasil mais desenvolvido.”

E lembrou a coincidência da luta Alencar com o PCdoB para baixar as taxas de juro. “Na cabeça dele, havia o sentimento de que essa taxa representava ônus para o povo pobre deste País”, afirmou a parlamentar comunista.

“Minas está com o coração em pedaços, mas com a certeza de que o Zé do Brasil se foi, e ficou o Brasil do Zé: o Brasil do desenvolvimento, o Brasil da fartura para o seu povo, o Brasil do sentimento de nacionalidade. Hoje nos sentimos integrados ao novo País que José Alencar deixou”, disse, em homanegam ao político.

Todos os parlamentares lembraram alguma situação que compartilharam com o ex-vice-presidente. O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) contou que conheceu José Alencar, num programa de debates em São Paulo, quando ainda era Senador pelo PMDB e ele, Berzoini, deputado de oposição na Câmara.

“Nós fizemos um debate muito profícuo a respeito da reforma política naquela ocasião e ele fez uma defesa do então pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva muito melhor do que eu faria como militante filiado ao PT desde a sua fundação”, lembrou.

“Ele se vai fisicamente, mas com certeza ficará na memória de todos os brasileiros e brasileiras que puderam ver nele o exemplo de um homem correto e leal”, concluiu Berzoini, fazendo coro às palavras dos demais parlamentares.

Outros parlamentares destacaram o exemplo de vida pessoal na luta contra o câncer. Para Gabriel Chalita (PSB-SP), “José Alencar transformou-se num símbolo de pessoa que não desiste, que sabe que a vida é um dom de Deus e que devemos valorizá-la em todos os instantes. Que bonito ver esse homem lutando apaixonadamente pela vida”.

De Brasília
Márcia Xavier