O Ceará respira teatro

 Em comemoração ao Dia Mundial de Teatro, equipamentos e espa- ços culturais do Estado promovem festivais e temporadas de espetáculos. Theatro José de Alencar, Sesc Senac, e Livraria Cultura são destaques.

Theatro José de Alencar

 Durante toda a semana que antecedeu o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, comemorados hoje, muitos segmentos ligados às artes cênicas se organizaram para realizar comemorações em forma de festivais, debates, oficinas e apresentações.

Coroando mais uma turma da tarde do Curso Princípios Básicos do Theatro José de Alencar, o grupo de 18 alunos realiza a encenação de "Olhe para os lados", uma produção de oito meses, dirigida por João Andrade Joca. O espetáculo conta a história de três mulheres, sofrendo da falta de amor, acompanhada de boas doses de individualidade e egoísmo. O espetáculo, que esteve em cartaz desde o dia 24 de março encerra sua segunda temporada hoje, na Sala de Teatro Nadir Papi Sabóia, no anexo do TJA.

Deixando a capital rumo ao sul do Estado, neste domingo, em Juazeiro do Norte, também ocorre o encerramento do Festival BNB de Artes Cênicas, cuja abertura ocorreu em 16 de março e seguiu por todo o mês com programações nos centros culturais de Fortaleza, Cariri e Sousa. Às 17h, um cortejo artístico sai da praça Padre Cícero em direção ao Largo do Memorial Padre Cícero (Juazeiro do Norte-CE). O evento contará com a participação dos reisados Discípulos do Mestre Pedro e Guerreiro Santa Madalena. No palco do CCBNB-Cariri, se apresenta "O Auto da Índia", último espetáculo do festival, do grupo Marionetas de Sergipe.

Agenda

Entre os eventos comemorativos, há ainda alguns em andamento, que terminam junto com o mês. A Semana Sesc de Artes Cênicas, promovida pelo Sesc Ceará, começou na última terça, 22 de março, e segue até o dia 31, em Fortaleza e no Interior do Estado. Na capital, as exibições estão divididas nas Unidades do Teatro SESC Emiliano Queiroz, SESC SENAC Iracema, Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, SESC Centro, no Educar SESC e no Mercado São Sebastião.

O público pode conferir apresentações musicais, dança, circo, mostra de vídeos, teatro de bonecos e teatro de rua. As crianças também podem aproveitar a programação, com contação de histórias, oficinas, exposições e festival de esquetes (pequenas peças de teatro). No interior, a Semana SESC de Artes Cênicas acontece em Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu.

Na Livraria Cultura, o calendário começa mesmo a partir de hoje e segue até o dia 31 de março. Às 17h30, acontece a abertura do I Encontro de Dramaturgia, Arte e Cinema, promovido por Washington Hemmes, integrante do projeto Cadafalso. Durante o encontro, esquetes e vídeos ilustrarão uma série de mesas-redondas, cujas discussões estarão centradas sobretudo em dramaturgos como Edward Albee e Samuel Beckett. Improviso, linguagem e música serão alguns dos outros temas incorporados.

De volta ao centenário TJA, onde a festa do teatro acontece todos os dias, os primeiros dias de abril recebem novamente o realismo e a crueza de "Barrela", um texto do polêmico drmaturgo paulista Plínio Marcos. A encenação é do pelo Grupo Imagens. Dirigido por Edson Cândido, a peça revela os bastidores de uma carceragem em que um jovem preso é estuprado por seus companheiros de cela. Plínio imagina possíveis cenas e diálogo que teriam ocorrido antes, durante e depois da violência sexual cometida. Ao longo do texto, o autor destaca as relações de poder existentes naquele espaço marginal.

Circuito

Coroando a tradição e o intercâmbio nacional no teatro, ainda em abril, chega ao Ceará o projeto Palco Giratório, o único circuito de artes cênicas de grande porte que percorre todas as regiões do País. Criado pelo Sesc em 1998, o evento deu início a sua edição 2011 em Florianópolis (SC), no dia 16 de março. Após a estreia, os grupos do projeto começaram a itinerância.

Nessa edição do Palco Giratório participarão 16 grupos de vários estados, com 37 espetáculos. Ao todo, serão percorridas 114 cidades, num total de 728 apresentações, em todas as regiões do território brasileiro. Do peças adultas e infantis, passando por teatro de bonecos e de rua, até o circo e a dança. No Ceará, o festival visita nove cidades: Fortaleza, Guaramiranga, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Quixeramobim, São Gonçalo e Ibiapina. No dia 30 de março, a Companhia Tijolo apresenta em Fortaleza o espetáculo "Uma Toada para João e Maria", no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. Durante o mês de abril, o Ceará recebe ainda outros 16 espetáculos. Do outro lado da cortina, cearenses também se beneficiam com o Palco Giratório. Nesta edição a companhia de dança Dita roda o País com os grupos selecionados, apresentando na temporada os espetáculos De-vir, Inc. e L´après midi d´un Fauller.

Programação

Hoje, 27/03

Theatro José de Alencar – "Olhe para os lados", do CPBT 2011. Na sala de teatro Nadi Papi Saboia (Anexo), às 15h30 e 18h. Ingresso R$ 2.

Semana Sesc de Artes Cênicas – Espetáculo "No Ato", com Ricardo Guilherme. No Teatro Sesc Emiliano Queiroz, às 20h.Grátis.

"Negrinha", com Sara Antunes (RJ). No Teatro Sesc Iracema, às 20h.

I Encontro de Dramaturgia, Teatro e Cinema – Esquete Mundo Cão (baseado em Zoo Story, de Edward Albee). Na Livraria Cultura, às 17h30. Grátis.

Bate-papo: Edward Albee: linguagem e decadência. Com Washington Hemmes (projeto cadaFalso) e Diego Landin (UFC). Mediador: Tiago Fortes (UFC), às 18h. Grátis.

Amanhã, 28/03

Semana Sesc de Artes Cênicas- Espetáculo "Raízes Nordestinas". Na Sala de Convivência, às 18h. Grátis.

Homenagem especial ao Palhaço "Trepinha" e apresentação do espetáculo "Jardim" da Bahia. Teatro Emiliano Queiroz, 20h.Grátis.

Espetáculo "A Formiguinha e a Neve", do Grupo Turma do Teatro. No Educar Sesc, às 10 e 15h. Grátis.

"Num Banheiro Irreverente, Quase Sempre Tem Gente", da Cia. Boca D´Cena, no Espaço Multicultural, às 12. Grátis.

I Encontro de Dramaturgia, Teatro e Cinema – Esquete: Improviso de Ohio (de Samuel Beckett), com Diego Landin (UFC). Na Livraria Cultura, às 19h. Grátis.

Mesa redonda "Esperando Beckett" (contribuições para a Arte Contemporânea), com Manoel Moacir (UNIFOR), Carlos Augusto Viana (UFC) e Tito de Andrea (projeto cadaFalso/UFC). Mediador: Washington Hemmes. Às 19h30. Grátis.

Terça-feira, 29/03

Semana Sesc de Artes Cênicas- Espetáculo de Bonecos "O Mamulengo Conta História", do Mamulengo Estrela do Norte. Na Sala de Convivência do Sesc, às 18h. Grátis. "Safadezas do Samba", com o Grupo de Dois de SP. No Teatro Sesc Emiliano Queiroz, às 20h.Grátis. "Rosário"(BA). No Sesc Iracema, às 20h.Grátis. "Dom Poder e a Revolta da Natureza", do Grupo Expressões Humanas. No Educar Sesc, às 10 e 15h. Grátis. "… De Como o Assum Preto Virou Flor", da Cia Boca D´Cena. No Espaço Multicultural do Sesc, às 12h. Grátis.

I Encontro de Dramaturgia, Teatro e Cinema – Filmes: Faust, (Murnau, 1926) e Faust (Svankmajer, 1994), na Livraria Cultura, às 19h. Grátis.

Palestra "A estrutura mítica do pacto fáustico", com Washington Hemmes. Mediador: André Bonfim (PUC/RS). Às 19h30. Grátis.

MAIS INFORMAÇÕES

Endereços e contatos: Theatro José de Alencar – Anexo (Rua 24 de Maio, 600). Contato: (85) 3101.2567 .

Livraria Cultura (Av. Dom Luis, 1010). Contato: (85) 4008-0800 .

Sesc Ceará – Unidade Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740). Unidade Centro (R. 24 de maio, 692).

Educar Sesc (Av. José Bastos, 813). Teatro Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90). Teatro Sesc Emiliano Queiroz

(Av. Duque de Caxias, 1701).

Contato: (85) 3452.9060

Fonte: Diário do Nordeste