MG: Praça Sete celebra os 89 anos do PCdoB

Os comerciantes e habituais jogadores de dama conhecem bem as vozes que ecoaram na tarde  do dia 25 de março durante mais de três horas na Praça Sete, centro nervoso da capital mineira. Jô Moraes, Zito Viera, Maria Lúcia Scarpelli, Paulão, Gilson Reis e outros destacados militantes e velhos oradores da praça retornaram ao tradicional ponto de manifestações e atos políticos da esquerda mineira para celebrar os 89 anos do Partido Comunista do Brasil.

aniversário do glorioso - Pedro Leão

A vereadora Maria Lucia Scarpelli foi a primeira oradora do ato. A parlamentar fez um convite à população belo-horizontina para que conheça e estude as ideias do PCdoB. Durante todo tempo as falas dividiram espaço com a tradicional Bandinha dos Bororós, que entoou sambas e canções populares. Aos poucos foram chegando bandeiras vermelhas e militantes que distribuíam o jornal A Classe Operária além de broches com a foice e martelo – símbolo do partido – e bombons.

O vice-presidente do PCdoB mineiro, Zito Vieira lembrou a participação do partido comunista em todas as grandes transformações progressistas na história recente do Brasil. “Não se pode falar de conquistas para o trabalhador e defesa dos interesses brasileiros sem citar diversas vezes o nome do Partido Comunista, nosso partido é o instrumento dos homens e mulheres para a transformação deste país”disse. Vários militantes se fantasiaram de diversas profissões para homenagear os trabalhadores brasileiros. Eram taxistas, enfermeiras, empregadas domesticas e professores, que deram um tom lúdico a manifestação.

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MG), Gilson Reis denunciou em sua fala os grandes crimes do capitalismo. “O capitalismo sustenta hoje três guerras genocidas. Uma no Iraque, outra no Afeganistão e agora mais uma criminosa guerra de ataque à Líbia e suas riquezas. O nosso socialismo é o oposto deste mundo violento e desumano. O socialismo é a esperança da paz, prosperidade e respeito à autodeterminação dos povos”. Flavio Panetone, Presidente da UJS apontou a forte ligação da juventude brasileira com o partido comunista ao logos de quase nove décadas.

Coube a deputada federal Jô Moraes encerrar o ato junto com a Bandinha dos Bororós que alegremente tocou “Parabéns pra você” celebrando os 89 anos do Partido Comunista. “Nosso partido celebra 89 anos de defesa do Brasil. Foram muitas as batalhas e ainda hoje não é fácil a tarefa de transformar este país em uma nação justa e humana uma potencia solidária.A esperança que nos move vem da força e alegria do povo brasileiro, que sabe do nosso compromisso” afirmou. A Praça Sete mais uma vez acolheu os comunistas com a familiaridade daquele que recebe velhos conhecidos.

De Belo Horizonte,
Pedro Leão