Coesão e unidade marcam celebração dos 89 anos do PCdoB na Bahia

Militantes, amigos e lideranças políticas lotaram o Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador na manhã desta sexta-feira (25/3), para comemorar os 89 anos de fundação do PCdoB. A cerimônia foi marcada pela celebração das vitórias e conquistas do partido, mas também pela homenagem a aqueles que tombaram durante a luta por uma sociedade mais justa, a exemplo de Paulo Colombiano e Catarina Galindo. O ato marcou ainda o início da preparação da festa de 90 anos do PCdoB, em março de 2012.

Aniversário do PCdoB em Salvador

“Estamos aqui comemorando os 89 anos do PCdoB. O partido mais antigo e também o mais novo em atividade no Brasil, porque sempre se renova e se atualiza de acordo com as necessidades do nosso país. É o partido dos jovens, das mulheres, dos idosos, dos trabalhadores e de todos aqueles que sonham e lutam por um Brasil mais justo e igualitário”, afirmou a vereadora Aladilce Souza na abertura do ato festivo.

Na platéia, militantes de várias gerações e de campos de atuações diversos, que se reuniram para celebrar mais um ano de existência de um partido que se destaca pela unidade, pela força da militância e pela coerência de suas ações. “O PCdoB é um partido de conjunto, onde muita gente tem trajetórias brilhantes, mas que tem suas vitórias construídas a partir da união, da junção das ideias e, principalmente, da luta conjunta de seus militantes. Um partido que luta para que todos tenham direitos e oportunidades iguais. Foi para isso que o PCdoB nasceu e se mantém em atuação até hoje”, disse a vereadora Olívia Santana, sob fortes aplausos e concordância da platéia.

Vivo como nunca

O comportamento do público presente mostrou bem o caráter representativo e participativo do PCdoB. Eram dezenas de lideranças políticas, sociais e sindicais ligadas ao partido, que se misturavam de forma natural aos militantes de base, para juntos aplaudirem os oradores ou puxarem o coro de: “um, dois, três, quatro, cinco mil e viva o Partido Comunista do Brasil!”, sempre que sentiam vontade. Representantes de outros partidos, como o ex-vereador Waldenor Cardoso (PTC) e Rodrigo Silva do PSB, e muitos convidados também prestigiaram a festa, em uma demonstração do respeito que o PCdoB tem na sociedade.

A disposição do PCdoB para muitos outros anos de luta permeou a fala de todos os oradores, entre eles os deputados estaduais Álvaro Gomes e Jean Fabrício, que foram eleitos para a Assembléia Legislativa em outubro de 2010, juntamente com a deputada Kelly Magalhães, em uma demonstração clara da aceitação que o partido tem na sociedade baiana. O PCdoB faz tanta diferença, que elegeu também a única deputada federal pela Bahia na atual legislatura, Alice Portugal. “A cada ano reafirmamos nosso compromisso em defesa de uma sociedade mais justa. Nosso partido não é uma agremiação de tendências e sim um partido com ideais e isto é reconhecido pela sociedade, através da expressiva votação que temos nas urnas e na confiança que depositam nas nossas lideranças nos movimentos sociais. E não existe reconhecimento maior que este”, ressaltou Alice Portugal.

Justa homenagem

Foi Alice quem abriu as homenagens ao diretor do Sindicado dos Rodoviários, Paulo Colombiano, e à secretária do Comitê Estadual do PCdoB Catarina Galindo, assassinados brutalmente no ano passado Segundo a Polícia Civil em um crime de mando, cujos autores ainda não foram identificados.

Ana Paula Galindo, filha de Catarina, prestou uma justa homenagem ao casal, com a leitura de um poema feito especialmente para eles, logo após o crime. Antes, porém, fez questão de falar da importância que o PCdoB tinha na vida dos dois. “É muito difícil para mim estar aqui. Porque minha presença aqui se deve a duas perdas irreparáveis. Se isso não tivesse acontecido, eles estariam aqui, gritando com vocês o coro de “viva o Partido Comunista do Brasil!”. Participo das atividades do PCdoB desde pequena, com o incentivo da minha mãe e sei também do amor que Paulo tinha pelo partido. Aqui não me sinto sozinha, mas espero sinceramente que o que aconteceu não caia no esquecimento e que se faça justiça “, declarou emocionada, fazendo chorar também grande parte da platéia.

“O PCdoB é marcado – como é a trajetória do povo brasileiro – por luto, sofrimento, vitórias e muitas alegrias. A luta pelo socialismo é exatamente pela construção de uma sociedade livre, com mais alegrias que tristezas. Ao longo deste 89 anos, muitas vezes tivemos que passar por obstáculos como este: o assassinato de Catarina e Colombiano. Durante a ditadura militar, também muitos militantes foram mortos na luta, mas o partido seguiu em frente, porque o povo brasileiro sempre segue em frente em defesa do que acredita. Catarina e Colombiano eram assim, morreram defendendo a construção de uma sociedade, onde coisas como estas jamais possam acontecer. Esclarecer o que aconteceu é parte fundamental para que a nossa luta continue e nunca vamos desistir de buscar isto”, garantiu o presidente estadual do PCdoB, deputado Daniel Almeida.

O ato em comemoração dos 89 anos do PCdoB foi encerrado com bolo, salgados, bebidas e uma roda de samba, puxada pelo Grupo Barravento.

A TV Vermelho Bahia estava presente e captou os melhores momentos da festa. Confira:

De Salvador,
Eliane Costa