PCdoB-AM destaca luta em defesa da democracia em seus 89 anos

Indígenas, parlamentares, professores, sindicalistas, estudantes, secretários estaduais, artistas, líderes religiosos, trabalhadores rurais, dirigentes partidários da capital e interior do Amazonas lotaram o plenário da Câmara Municipal de Manaus, nesta quinta-feira (24), durante a sessão especial de homenagem aos 89 anos do PCdoB.

Aniversário 89 anos PCdoB - Jimmy Christian

A sessão foi proposta pela vereadora Lúcia Antony (PCdoB). “O PCdoB continua com seu objetivo de construir uma sociedade justa e fraterna para todos. Estamos ajudando a construir um novo Brasil no governo federal, com a valorização do trabalho, a luta pela redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários e saúde de qualidade”, afirmou a parlamentar.

O partido recebeu uma placa da direção da Câmara pelas mãos do presidente municipal da legenda, Anderson Souza, que fez uma homenagem para a filiada mais antiga do partido em Manaus, Lindalva Assunção, com 63 anos de filiação. “O PCdoB é um partido antigo mas jovem em suas ideias. Ao longo de sua história se destacou pela defesa da democracia, uma luta cara mas valorosa. Em 90 resistiu ao projeto neoliberal, a era FHC, de desmonte do país. Hoje é um partido do século XXI”, disse, destacando a conquista do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Copa do mundo e olimpíadas, o Fundo social do pré-sal, além da forte presença no movimento popular, indígena e social.

Para o secretário de Estado da Produção Rural e dirigente nacional do PCdoB, Eron Bezerra, a história de 89 anos do partido se deve às suas ideias. “Você não pode questionar uma instituição com tantos anos. Posso ate discordar da igreja católica, que tem mais de 1 mil anos, porém, devo respeitá-la. Ninguém destroi uma ideia, a não ser que apareça outra mais justa. Nossa causa é a liberdade”, disse Bezerra.

Entre os presentes à sessão estavam o presidente da CMM, Isaac Tayah, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Amazonas, Valderly Bernardo, os vereadores Eloi Abreu (PTN), Gilmar Nascimento (PSB), o deputado José Ricardo Wendling (PT), o presidente da UJS/AM, Bruno Corrêa, o presidente da Coordenação Amazônica das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias (Caarma), Alberto Jorge, o vereador Janderly Carvalho (PCdoB), de Manaquiri e o cantor Zezinho Corrêa.

A senadora Vanessa Grazziotin não compareceu à sessão e enviou uma carta saudando o aniversário de 89 anos do partido.

Amazonas

O PCdoB no Amazonas possui cerca de 20 mil filiados distribuídos nos seus 62 municípios. É o maior em número do filiados no Estado. Tem dois secretários de Estado, dois prefeitos – em Anamã e Japurá -, e uma senadora. Aguarda, agora, a posse de um deputado na Assembleia Legislativa do estado.

De Manaus,
Mariane Cruz