Alckmin exonera aliados de Aloysio na administração paulista

Pelo menos seis funcionários da administração com laços estreitos com o senador tiveram que devolver seus cargos; governo e senador vêem mudanças como ‘normais’, mas aliado de Alckmin critica loteamento de cargos técnicos na gestão passada

Aliados políticos e amigos do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) que ocupavam cargos em secretarias e empresas públicas de São Paulo vêm sendo exonerados ou rebaixados de função desde o início do ano, num movimento interpretado por aliados do governador Geraldo Alckmin como um novo capítulo da disputa interna entre os dois caciques tucanos. O principal foco dos cortes é a região de São José do Rio Preto, base política de Aloysio, mas entre as baixas há também aliados do senador com cargos em São Paulo.

Pelo menos seis funcionários da administração com laços estreitos com o senador tiveram que devolver seus cargos. Procurados pelo Estadão.com.br, membros da administração, alguns dos exonerados e o próprio senador classificaram as mudanças como "normais" num período de transição de governo. Tucanos ligados ao governador, no entanto, não descartam que a questão política entre Alckmin e Aloysio possa ter influenciado, e criticam o loteamento de cargos técnicos por aliados do senador.

Em 2009, os dois caciques disputaram nos bastidores a indicação do PSDB para a vaga de candidato do partido ao governo de São Paulo nas eleições do ano seguinte. Ex-secretário da Casa Civil na gestão José Serra, Aloysio é considerado um dos principais aliados do candidato derrotado do PSDB à Presidência em 2010. Desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano, Alckmin reviu contratos, demitiu aliados e reviu programas de seu antecessor.

Fonte: Estadão