Dia mundial da água Lança Campanha de Preservação do Parnaíba

Na manhã desta terça-feira(22.03), quando se comemora o Dia Mundial da Água, foi lançada a campanha Rio Parnaiba: Rio Abaixo, Rio Arriba pelo secretário Dalton Macambira, que além dos órgãos parceiros, recebeu o apoio da Assembléia Legislativa e da Chesf.

Dalton MAcambira - SEMAR-PI
      Conscientizar a sociedade, principalmente, as futuras gerações, da importância de preservar as águas, destacando o Rio Parnaíba – é um dos desafios da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, em parceria com vários órgãos estadual, municipal, federal e entidades e ONG´s. Na manhã desta terça-feira(22.03), quando se comemora o Dia Mundial da Água, foi lançada a campanha Rio Parnaiba: Rio Abaixo, Rio Arriba pelo secretário Dalton Macambira, que além dos órgãos parceiros, recebeu o apoio da Assembléia Legislativa e da Chesf.
       A campanha foi apresentada durante a sessão solene do Conselho Estadual de Recursos Hídricos-CEHR, que se reuniu para comemorar o Dia Mundial da Água. O Secretário Dalton Macambira destacou a importância da data e a escolha do tema Rio Parnaíba. Ele enfatizou que a SEMAR já vem desenvolvendo ações que visam garantir a preservação do rio, dentre elas, o projeto de recuperação da Mata Ciliar as margens dos rios. “Contudo, estou propondo ao governador Wilson Martins que possamos desenvolver uma ampla campanha de conscientização, mas não apenas com o poder público e sim com a sociedade de modo geral. No entanto, a grande participação dos órgãos e entidades nesta reunião, nos leva a crer que estamos no caminho certo”.
      
      A proposta da campanha de conscientização conta com o apoio do ambientalista Alcide Filho que está se propondo a doar para a SEMAR o projeto Rio Abaixo, Rio Arriba. “Nosso objetivo é somar, participar dessa ampla campanha. O rio é o nosso maior patrimônio, é a vida”, ressaltou Alcide. O projeto será levado às escolas, entidades, municipios, através de apresentação de video documentário, exposição fotográfica, concurso de redação, música e reportagem. A parte jornalística contará com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Piauí.
   
      O deputado estadual Antônio Felix, participou da reunião representando a Assembléia Legislativa e disse que a SEMAR e demais órgãos envolvidos podem contar com o apoio da assembléia que também tem manifestado preocupação com a preservação do Parnaíba. “Se todos se unirem, podemos preservar o Rio Parnaíba, assim como os Rios Piauí, Longá e demais afluentes”, disse Antônio Felix.

      Sobre o Rio Parnaíba, os participantes da Sessão Solene do CERH destacaram a preservação de sua mata ciliar, a navegabilidade e o abastecimento humano. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag-PI, Evandro Araújo disse que a federação, assim como várias outras entidades têm manifestado total apoio a tudo o que venha ser de beneficio para a preservação do Rio Parnaíba. “Temos uma diretoria de Meio Ambiente e nos colocando à inteira disposição para trabalharmos em parceria. Precisamos agir rápido para preservar sua mata ciliar e assim evitar a sua destruição. Para isso, devemos contar com o apoio de toda a sociedade”, disse Evandro.
 
       Quem também se manifestou a favor da campanha de preservação e conservação do Rio Parnaíba foi o representante da Chesf e ex-vereador de Teresina, Francisco Nogueira. “A água é a vida, é um bem precioso e que devemos garantir sua preservação. A Chesf estará presente nas ações que visam conscientizar toda a sociedade, um trabalho de educação ambiental”, enfatiza.

       O secretário Dalton Macambira destacou que o Rio Parnaíba é maior riqueza hídrica do Piauí. “Ele tem a extensão aproximadamente de 1.400 km e é perene na maioria de seus trechos . Seus principais afluentes são alimentados por águas superficiais e subterrâneas, destacando os rios Balsas, Gurguéia, Piauí, Canindé, Poti e Longá. Por tudo isso, dentre várias outras informações importantes sobre o Parnaíba, é que estaremos unidos solicitando o apoio e a conscientização de toda a sociedade para preservar essa riqueza natural”, acrescenta Macambira.

Segue a Programação

DIA 23.03
Parnaíba
Horário:08h
Realização do I Fórum de Discussão sobre a Gestão Social da Água e dos Resíduos Sólidos no Município de Parnaíba para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável.
Local: Auditório da UESPI.
Inscrição no Local

Atividade: Oficina de Capacitação em Saúde Ambiental
Local: FUNASA
Horário:8h às 18hh
Realização: FUNASA e SESAPI.

DIA 25.03
Horário: 9h
Local: Auditório do IFPI
Atividade:Seminário de Avaliação do Projeto de contenção das dunas da Lagoa do Portinho
Realização SEMAR

Atividade: educativa comemorativa da Semana da árvore com alunos do Centro de Apoio à criança e adolescente-CACA.
15 h
Realização SEMAR

Atividade: SEXTA AMBIENTAL – TEMA: MATA ATLÂNTICA NO PIAUI
Horário: 18:00 às 20:30
Local: Auditório da OAB-PI