Sem categoria

Mulheres cubanas condenam intervenção estrangeira na Líbia

O escritório regional cubano da Federação Democrática Internacional das Mulheres, por meio de sua coordenadora regional Ana Milagros Martínez Rielo, divulgou nesta terça-feira (22) uma nota em apoio à declaração do Ministério de Relações Exteriores de Cuba condenando a intervenção militar estrangeira no conflito interno que acontece na Líbia.

Leia abaixo a nota do Ministério de Relações Exteriores de Cuba

Declaração do Ministério de Relações Exteriores

Cuba expressa sua mais enérgica condenação à intervenção militar estrangeira no conflito interno que sofre a Jamahiriya Árabe Libia.

Para Cuba, os conflitos devem ser resolvidos pela via do diálogo e a negociação e não mediante o uso da força militar.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas cedeu à pressão de algumas potências ocidentais para criar as condições para esta agressão militar, o que constitui uma burda manipulação da Carta das Nações Unidas, das faculdades do Conselho e é outro exemplo da política de "um peso, duas medidas" que caracteriza sua conduta.

Não obstante, a Resolução 1973, aprovada na última quinta-feira pelo Conselho de Segurança, de nenhuma maneira autoriza esses ataques contra o território líbio, os quais constituem uma violação do Direito Internacional.

As potências ocidentais que levam a cabo os ataques militares contra o território líbio estão ocasionando mortes, ferimentos e sofrimento a civis inocentes. Algumas deles são precisamente as responsáveis pela morte de mais de um milhão de civis no Iraque e de mais de setenta mil no Afeganistão, chamando essas vítimas de "danos colaterais". São também cúmplices dos crimes contra o povo palestino.

Cuba apoia o direito inalienável do povo líbio de exercer sua autodeterminação sem nenhuma interferência estrangeira, repudia a morte de civis na Líbia e em qualquer lugar e apoia a integridade territorial e a soberania sobre os recursos dessa nação.

Da redação, com informações da FDIM de Cuba