Estudantes combatem aumento da tarifa do transporte na UFAM

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) promoveram, na manhã de hoje (21), o Dia Nacional de Ocupação das Universidades Federais. A atividade foi realizada na UFAM e faz parte de um calendário nacional de mobilizações em torno da bandeira de lutas dos 10% do PIB para a educação. No estado, o combate ao aumento da tarifa do transporte coletivo também foi ressaltado.

Presentes desde as primeiras horas da manhã na universidade, os dirigentes do movimento estudantil receberam os demais estudantes com cartazes, falas em microfones conectados em caixa de som, panfletos e bandeiras. Tudo isso para convocar os universitários a se engajarem no combate ao aumento da tarifa do transporte coletivo e à campanha da UNE que reivindica 10% do PIB para a educação.

Após entradas em salas de aula, um grupo formado por 20 estudantes se dirigiram à reitoria da UFAM para entregar um documento contendo 15 pontos de reivindicação voltados, também, para as questões especificas da instituição. Recebidos pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, os manifestantes cobraram mais segurança na universidade, agilidade na construção dos projetos do programa REUNI relacionados à assistência estudantil e vários outros.

De acordo com a presidente da UEE-AM, Maria das Neves, a atividade serviu para despertar os jovens para os assuntos que lhes atingem. “Existe uma articulação da prefeitura com os empresários do transporte coletivo para aumentar a tarifa paga nos ônibus. E nacionalmente estamos na luta por mais investimentos na educação. Hoje demos um passo importante para construir um grande e amplo movimento em torno dessas questões”, destacou.

O ato da jornada de lutas da UNE e da UBES, a ser realizado em Manaus no dia 29, também foi divulgado pelos líderes estudantis.

De Manaus,
Anderson Bahia