Comissão discute qualidade da telefonia no Brasil

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza quarta-feira, 23/3, audiência pública para discutir a qualidade do serviço de telefonia no Brasil. A audiência, que acontece atendendo a requerimento dos deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE) e Carlos Sampaio (PSDB-SP), tem entre os convidados o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg.

Para Chico Lopes, trata-se de uma importante oportunidade de questionar as empresas de telefonia sobre a qualidade dos serviços prestados, em comparação às tarifas cobradas no País, que estão entre as mais altas de todo o planeta.

"Sempre defendemos a necessidade de maior fiscalização nesse setor, em que o consumidor é bombardeado por campanhas e mais campanhas de publicidade, mas mesmo assim muitas vezes tem pouca informação sobre o serviço que está contratando e o valor que está pagando por ele", afirma Chico Lopes.

"Não podemos entender que o preço da telefonia seja ainda tão alto a ponto de fazer com que, embora muita gente tenha telefone fixo ou celular, o uso dos aparelhos ainda seja um luxo para grande parte da população, representando cada vez uma fatia maior no orçamento das famílias", complementa o deputado, também autor de projeto de lei que extingue a cobrança de "roaming" pelas empresas de telefonia celular, em todo o Brasil. "E, além de pagar caro, muitas vezes o consumidor tem má qualidade no serviço".

Além do presidente da Anatel, foram convidados para a audiência pública a Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor/MJ – DPDC, o Presidente do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, o representante do Instituto de Defesa do Consumidor – Idec, o Presidente da Associação Nacional dos Procons, o presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor – Brasilcon e os presidentes das empresas Vivo, Tim, Claro, Oi e Nextel.

A audiência acontece quarta-feira, no Plenário 10 do Anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 14 horas.


Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB-CE (com informações da Agência Câmara)