Senadores da Região Norte reivindicam instalação do hospital Sarah em Manaus

Começou uma mobilização entre os senadores da região Norte em prol da construção do Hospital da Rede Sarah Kubitschek em Manaus. Num encontro, nesta sexta (18), no plenário do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Jorge Viana (PT-AC) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) acertaram que vão trabalhar em conjunto no parlamento para viabilizar o projeto.

Uma das primeiras iniciativas do grupo será marcar uma audiência com a direção da instituição para discutir a demanda. Além disso, eles vão pedir apoio dos outros parlamentares das suas bancadas para que apoiem a iniciativa. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) também estará empenhado na mobilização.

A ideia é que o hospital em Manaus seja uma unidade de referência e atenda pacientes vítimas de politraumatismo e problemas locomotores do Acre, Rondônia e Roraima. Atualmente a Rede Sarah possui hospitais em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Macapá, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.

A senadora Vanessa Grazziotin, que há anos vem reivindicando a obra, conseguiu aprovar ano passado, no Orçamento da União, R$ 42,8 milhões para a construção e ainda negociou com o governo amazonense um terreno. No entanto, a direção do hospital achou que precisa primeiro deixar a unidade do Rio de Janeiro, a última construída, funcionando a contento.

“Estou mais otimista agora com início dessa mobilização. Acredito que com o apoio do governo federal, vamos sensibilizar a direção do hospital para viabilizar o Sarah em Manaus. As demandas são grandes em todos os Estados e já existe um entendimento da direção da instituição que o próximo hospital terá que ser construído em Manaus. O único obstáculo é a questão do tempo”, explicou a parlamentar.

Autor de um requerimento que solicita a instalação do hospital em Manaus, o senador Mozarildo Cavalcanti diz que como médico é um entusiasta do projeto. “A implantação do hospital beneficiaria diretamente os amazônidas da Amazônia Ccidental, que compreende os estados de Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre. Portanto, atendendo a mais de seis milhões de habitantes, já que a região Norte, distante dos grandes centros, sente muita dificuldade de acesso de uma rede hospitalar desse porte”, defendeu.

“A Rede Sarah tem sido fundamental para o povo do Acre. Nos últimos anos, graças à atuação do então senador e agora governador Tião Viana, o Sarah estabeleceu uma relação com a região Norte de grande valia. Como senador da região, me associo com a senadora Vanessa e acho da maior importância sua iniciativa de nos juntarmos para termos um hospital de referência da Rede Sarah em Manaus”, afirmou Jorge Viana, ex-governador do Acre.

De Brasília,
Iram Alfaia