Sem categoria

PCdoB saúda congresso do PC Sírio no contexto das revoltas árabes

Devido à realização do 11º Congresso do PC Sírio, entre os dias 16 e 19 de março, o PCdoB emitiu, através de sua Secretaria de Relações Internacionais, nota em que saúda a organização árabe e trata das revoltas que têm ocorrido no Oriente Médio. “Em muitos países de vossa região, as massas árabes emergem em revoltas contra governantes despóticos e pró-imperialistas” diz o documento, ressalvando que, no entanto, “também se observam manobras por parte do imperialismo”. Leia a íntegra abaixo.

Por ocasião da realização do 11º Congresso do Partido Comunista Sírio, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) faz chegar seus votos de pleno êxito ao conclave máximo de vossa organização.

Desde a América Latina, acompanhamos com expectativa e apreensão a situação política e social do Oriente Médio. Observamos, que, por um lado, é prenhe de potencialidades. Em muitos países de vossa região, as massas árabes emergem em revoltas contra governantes despóticos e pró-imperialistas – caso do Egito, da Tunísia, do Bahrein, da Arábia Saudita e outros.

No entanto, também se observam manobras por parte do imperialismo, no sentido de fraudar os objetivos nobres dos levantes populares, buscando controlá-los e subjugá-los, mantendo os seus interesses de dominação neocolonial.

Assim como as demais forças revolucionárias e progressistas de todos os continentes, consideramos inaceitável qualquer intervenção ou agressão estrangeira na Líbia. O povo líbio, soberanamente, deve ser capaz de encontrar uma saída pacífica para os seus problemas.

Camaradas,

O Partido Comunista Sírio e o Partido Comunista do Brasil, assim como o povo sírio e o povo brasileiro, possuem grande amizade e identidade de pontos de vista sobre a situação internacional. De nossa parte, temos todo interesse em seguir com uma cooperação fluida e desenvolta.

No Brasil, recém iniciamos um terceiro governo das forças democráticas e progressistas, entre as quais se incluem os comunistas, através da recente posse da presidente Dilma Rousseff, após oito anos de governo do presidente Lula.

Os comunistas brasileiros defenderam durante a campanha eleitoral, e tem expressado com firmeza a sua posição no inicio deste novo governo, a necessidade de o Brasil realizar mudanças estruturais profundas, que descortinem caminho a um país mais desenvolvido econômica e socialmente, mais democrático e mais soberano.

O PCdoB, com sua política de acumulação revolucionária de forças, tem vivido um momento de importante fortalecimento e expansão de suas fileiras e de sua presença entre as massas, sobretudo entre os trabalhadores.

Reiterando nossa amizade e votos de sucesso ao 11º Congresso do Partido Comunista Sírio, nos despedimos fraternalmente com uma calorosa saudação a todos os delegados e delegadas a vosso Congresso.

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais