Jornada de lutas e gênero são destacados na posse da UMES

A chamada para a Jornada de Lutas da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a emancipação das mulheres foram enfatizadas na posse da nova diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus (UMES), realizada na manhã de hoje (17), no Colégio Estadual Pedro II. Na capital do Amazonas, a manifestação será realizada dia 29 e faz parte da programação estudantil em âmbito nacional.

A presidente eleita, Priscila Duarte, afirmou que o retorno das grandes mobilizações deve ser o principal objetivo da nova gestão. “Convidamos a todos a somar com a gente nas mobilizações e fortalecer a luta pelos 10% do PIB para a educação, a derrubada dos vetos dos 50% do fundo social do pré-sal para a educação e a conquista do passe livre para todos os estudantes de Manaus. Esse desafio já começou e nossa primeira tarefa será construir uma das maiores jornadas de lutas já realizadas em Manaus”, disse.

Representantes do PCdoB, da União Brasileira de Mulheres (UBM), Juventude do PT, da UBES, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM), da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) e o diretor do Colégio Estadual, professor Antonio Carlos, saudaram a nova direção da UMES durante a cerimônia de posse. A vereadora Lucia Antony (PCdoB) não esteve, mas mandou uma mensagem, proferida pelo seu chefe de gabinete Manoel Andrade, e o vereador Waldemir José (PT) justificou sua ausência.

Questão de gênero em pauta

A coordenadora estadual da UBM, Vanja Santos, destacou a chegada de mais uma mulher na condução de uma entidade do movimento social no estado. “Saúdo a Priscila da mesma forma que recebi Dilma Rousseff no dia 1 de janeiro, quando ela assumiu a presidência do país. Porque, resguardada as proporções, representa o avanço das mulheres na sociedade”, avaliou.

Todos que se pronunciaram fizeram a conexão do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher com a chegada de mais uma no protagonismo das lutas sociais em Manaus.

No estado, a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) é presidida por Maria das Neves, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) é presidido pela professora Ísis Tavares e a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tem Márcia Perales na titularidade. Da mesma forma que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detram-AM), conduzidos, respectivamente, por Flávio Grosso e Mônica Mello.

De Manaus,
Anderson Bahia