Sem categoria

Estudos Estratégicos do PCdoB: Viva a teoria viva!

A Direção Nacional do PCdoB decidiu lançar, nas próximas semanas, a publicação eletrônica Estudos Estratégicos do PCdoB (EE), com foco na formação teórica dos quadros comunistas. O secretário de Organização do partido, Walter Sorrentino, que é médico de profissão e será o editor do EE, compara a nova ferramenta a "uma injeção na veia" de um coletivo de quadros cada vez mais amplo, renovado e sequioso de formação marxista revolucionária.

Por Bernardo Joffily*

Logo Estudos Estratégicos

A publicação, a cargo do Departamento Nacional de Quadros, terá como público-alvo prioritário os dirigentes do PCdoB, a começar pelos membros do Comitê Central. Cada edição trará um "Dossiê", sobre tema atual e relevante para a compreensão da realidade e a ação transformadora do partido. O "Dossiê" ficará a cargo de um "curador", que selecionará um elenco de artigos, trechos de livros, indicações bibliográficas, etc., e os comentará em uma espécie de "mapa do caminho".

A ideia é não se restringir à produção teórica do PCdoB, à esquerda marxista ou mesmo ao campo progressista. Ainda que seja partidista desde o berço, avessa a diletantismo, EE buscará aquela literatura, seja qual for o rótulo de procedência, que ajude a lançar luz sobre os problemas candentes da atualidade. Volta-se para a necessidade de fundamentar um projeto avançado para o Brasil, em torno do qual reunir clareza, convicções e forças, ou seja, a proposta programática do PCdoB do caminho de um NPND como rumo para o socialismo, a partir do domínio científico e vivo da teoria e da realidade do país. O impulso que fecundou o projeto foi uma reflexão sobre a quantidade de textos, das mais diferentes origens, que circula pela sede nacional do partido, na Rua Rego Freitas, São Paulo, e como seria estimulante colocá-los ao alcance de um círculo mais vasto de interlocutores.

Um dos temas programados, por exemplo, é o pensamento de Gramsci. O fundador do Partido Comunista Italiano acaba de completar seu 120º aniversário, cercado por uma polêmica que se trina maior, mais complexa e condimentada à medida que o tempo passa. Caberia então ao "Dossiê Gramsci" fazer ouvir os atores da contenda, estimulando o leitor a situar-se a partir das fontes. Seria possível dizer o mesmo da política externa brasileira na fase Lula-Dilma, ou da palpitante questão energética, com suas igualmente momentosas vertentes petrolífera, bioenergética, hidrelétrica e nuclear, entre dúzias de temas elencados.

Cada "Dossiê" incluirá: 1) uma apresentação sucinta, assinada pelo "curador", buscando mapear o tema; 2) em torno de uma dezena de escritos que ajudem a elucidá-lo, precedidos de um brevíssimo comentário e disponíveis em PDF; 3) uma lista subsidiária, com links que podem eventualmente transbordar para obras literárias, cinematográficas, musicais, de artes plásticas ou outras que complementem o entendimento do tema. Este conteúdo será enviado à rede de quadros nacionais do partido e a seguir publicado via internet.

Um gesto de valorização do marxismo

O lançamento de Estudos Estratégicos do PCdoB é um gesto de valorização da teoria, do marxismo, enxergado à maneira de Lênin, como "análise concreta de cada situação concreta", "um guia para a ação". Esta valorização possui pelo menos dois sentidos.

Primeiro: enfatiza que as novas gerações de comunistas, que se sucedem e se ampliam neste inédito quarto de século de legalidade do PCdoB, precisam mais do que nunca da teoria marxista, e leninista, para distinguir e qualificar sua atividade em todos os fronts de sua atividade, perseguir e realizar o programa socialista do partido.

Segundo: frisa que o marxismo é uma teoria viva, em desenvolvimento, aberta aos desafios da atualidade, empenhado em compreendê-los, em respondê-los e extrair deles todas as consequências para a luta do partido. O marxismo do PCdoB não é um ícone a ser reverenciado e carregado num andor, mas uma ferramenta de trabalho, indispensável ao conjunto do coletivo partidário, a começar pelos quadros comunistas. Isso só avança mediante o confronto teórico com os problemas do tempo, as polêmicas teóricas e políticas, o diálogo crítico fecundo com as mais avançadas aquisições da ciência em cada campo do saber.

O papel do autoestudo

Para se colocar à altura deste entendimento, o PCdoB criou, ainda sob a ditadura, a revista teórica Princípios; organizou as Secretarias de Formação no conjunto de seu sistema de Comitês; criou a Fundação Maurício Grabois, com novas e mais ambiciosas funções; fundou sua Escola Nacional, que hoje se ramifica nos estados, e um sistema em quatro níveis, a partir do CBV (Curso Básico em Vídeo), instituiu largo sistema de comunicação na rede internet.

Estudos Estratégicos do PCdoB vem se somar a este sistema e interagir com ele. Sua função específica é estimular e orientar o autoestudo dos quadros do partido.

A autodidática tem sido desde sempre uma fonte notável, inesgotável e insubstituível da formação dos marxistas. E não poderia ser de outra forma. Eles são os pensadores de uma classe trabalhadora secularmente relegada à periferia da educação formal; hoje a classe se intelectualizou, porém enfrenta talvez mais do que nunca um furibundo antagonismo ideológico de sua oposta. É natural que a formação teórica dos marxistas dependa, em primeiro lugar, de sua própria consciência, esforço, talento. E mais ainda no Brasil, onde as classes populares sofrem há cinco séculos uma opressão intelectual como poucas neste planeta.

Estudos Estratégicos do PCdoB convida, convoca e provoca os quadros do PCdoB para este combate, esta aventura, esta proeza, tão necessária como prazerosa: galgar as íngremes trilhas da ciência da luta de classes, para atingir os píncaros luminosos de onde avistaremos com renovada agudeza os caminhos a percorrer.

*Membro do Comitê Central, pelo Corpo Editorial dos Estudos Estratégicos do PCdoB