Vanessa pede apoio para diminuir gargalos logísticos na Amazônia

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu aos demais parlamentares da região que apóiem a iniciativa da CNI e se unam para tentar viabilizar os R$ 14,1 bilhões que seriam necessários para diminuir os gargalos logísticos da região.

Vanessa Grazziotin participou da solenidade realizada na terça-feira (15), na sede da CNI, em Brasília, oportunidade na qual o projeto foi entregue oficialmente ao governo federal.O Projeto Norte Competitivo inclui uma relação das obras que seriam necessárias para facilitar o transporte de cargas na região, diminuindo os gastos com o escoamento da produção. Essa economia, explicou a senadora, seria fundamental para aumentar a competitividade dos estados que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

– Para uma região que ocupa 60% do território nacional, não deixa de ser barato investir 14 bilhões de reais para melhorar sua logística. Mesmo que o governo brasileiro não disponha desses recursos, nós, parlamentares da região amazônica, devemos nos unir para buscar financiamento externo. O estudo aponta que se esse montante for investido, a região economizará cerca de R$ 4 bilhões por ano. Ou seja, em menos de quatro anos esse investimento será recuperado – afirmou Vanessa Grazziotin.

Em aparte, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) concordou que a questão da logística e da competitividade na Amazônia deve ser encarada como assunto de interesse nacional e pensado como estratégico para o desenvolvimento do Brasil. Braga, que até o ano passado foi governador do Amazonas, observou que sem infraestrutura e logística, os estados da Amazônia Legal não se tornarão competitivos.

Outro assunto abordado pela senadora Vanessa Grazziotin foi o contato que ela manteve com o Ministério das Relações Exteriores para pedir ajuda a uma família de sete amazonenses que residem no Japão em uma localidade a apenas 30 quilômetros de Fukushima, epicentro da crise nuclear japonesa. Segundo a senadora, o Itamaraty concordou em conseguir transporte terrestre para esses brasileiros se deslocarem para outra região mais segura dentro do país.

Porém, como explicou a senadora, o desejo da família amazonense no Japão é retornar ao Brasil. Ela disse que continuará trabalhando para conseguir, junto com o Itamaraty, trazer não só esses, mas todos os brasileiros que residam no Japão e queiram retornar ao país. Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) revelou que recebeu telefonema de amapaenses que estão na mesma situação. Ele também se comprometeu de buscar uma solução para o caso junto ao Ministério das Relações Exteriores.

Roberto Homem / Agência Senado