Estatais paulistas pagavam também a tucanos de outros estados

Indicados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Pará confirmam ter feito parte do segundo escalão na gestão de José Serra

As empresas estatais de São Paulo, que têm políticos e quadros do PSDB em seus conselhos de administração, abrigaram até ex-parlamentares tucanos de outros estados durante a gestão de José Serra.

Um deles foi o ex-senador Geraldo Melo, do Rio Grande do Norte, ex-conselheiro da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). Segundo Melo, o motivo de ter aceitado o cargo não foi a remuneração de conselheiro. "A vida me deu suficiente para eu não precisar dos R$ 3 mil. Na época, me disseram que havia uma dificuldade da autoridade superior de saber o que acontecia nas empresas. O governador precisava ter em cada lugar uma pessoa da confiança dele. Foi esse o tom", afirmou.

Melo disse que pediu para sair do conselho da empresa ao ficar "desconfortável com muitos assuntos dos quais não estava inteirado". "Em determinado momento, as decisões ficaram muito complexas, e pedi para sair."

O ex-senador Antero Paes de Barros, do PSDB de Mato Grosso e jornalista de formação, foi indicado no governo Serra para atuar no conselho da Sabesp, empresa estadual de saneamento.

Leia também: Conselhos de estatais engordam salário de tucanos e aliados

Da redação, com informações O Estado de S. Paulo