Mulheres e homens acompanham Bloco Maria Vem com as Outras

A União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialista (UJS), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e o Centro Socorro Abreu reuniu diversas mulheres e homens no Bloco Maria Vem com as Outras, na noite desta terça-feira (08/03), na Avenida Domingos Olímpio. A concentração foi na Rua Barão do Rio Branco, do lado de fora do circuito oficial.


maria vem com as outras

Mesmo sendo impedido de desfilar na Domingos Olímpio pela Coordenação do Carnaval de Fortaleza, o Bloco Maria Vem com as Outras animou e chamou atenção dos foliões que passaram pela Avenida. Com apitos, batuques, abadás, pirulitos e muita animação, os brincantes transmitiram para a população o sentimento de reforço da Lei Maria da Penha e a importância do 8 de março.

Niara Farias, presidente municipal da UJS/Fortaleza, considerou infeliz a postura dos organizadores do Carnaval, levando em consideração que o bloco era uma intervenção política e merecia ser tratado com respeito, por conta do dia Internacional da Mulher e pela reivindicação realizada. "Lamentável saber que um bloco que luta pela aplicação da Lei Maria da Penha, que reivindica mais respeito e políticas públicas para as mulheres seja tratado dessa forma, principalmente por uma gestão conduzida por uma mulher. A forma que fomos tratadas foi desrespeitosa, mesmo assim não deixamos de levar nossa mensagem e também alegria para o povo", reforçou.

Para Niara, o sentimento do bloco de denunciar a opressão continua e a irreverência foi essencial para despertar nas pessoas quão necessária e digna é a luta das mulheres. A Presidente da UJS/Fortaleza também elogiou a adesão masculina e considerou a participação dos homens importante para a condução da luta. "Nosso bloco é conduzido por mulheres e homens que denunciam as mazelas sociais. Queremos ampliar o leque e sabemos que assim se constrói uma nova sociedade. O desfile serviu para mostrar isso: pessoas fortes e unidas em busca de direitos", comemorou.

O Bloco Maria Vem com as Outras já está se mobilizando para o ato do próximo sábado (12/03), saindo da Praça da Bandeira e promete sacudir as ruas do centro de Fortaleza, com o Afoxé Dragão do Mar.

De Fortaleza,
Ivina Carla (Acadêmica de Jornalismo
)