Sessão especial homenageia Neuton Miranda

A primeira sessão especial realizada pelos deputados estaduais nesta legislatura foi realizada na quinta-feira (03/03), em homenagem póstuma ao ex-deputado e presidente do PCdoB do Pará, Neuton Miranda, falecido no ano passado, no dia 20 de fevereiro. O requerimento da sessão especial aprovado é de autoria do deputado Edmilson Rodrigues, líder do PSOL, e foi subscrito pelos deputados, João Salame (PPS), Bernadete Ten Caten (PT) e Tião Viana (PSDB), irmão do homenageado.

Sessão especial de homenagem a Neuton Miranda

Para Edmilson Rodrigues a sessão tem grande relevância social e histórica. “O Neuton sempre se caracterizou pela beleza de ser um comunista com sorriso permanente nos lábios, ele sempre será, um exemplo de rebeldia e de afirmação de um sonho de uma sociedade justa e feliz como possibilidade e necessidade humana”, disse Rodrigues.

Para a viúva de Neuton, Leila Mourão, a homenagem especial é muito justa. “Foi um reconhecimento ao trabalho dele nesta Casa, como assessor e deputado. De militante político, comunista que dedicou à vida e a sua luta pela melhoria das condições de vida da sociedade”, assinalou. “Neuton tem uma história bonita, de seriedade, de compromisso e sempre em defesa dos menos aquinhoados, dos oprimidos”, depôs o deputado Tião Miranda, irmão de Neuton.

A sessão especial foi dirigida pelos deputados Eliel Faustino (PR), vice-presidente; Edmilson Rodrigues (PSOL); Manoel Pioneiro (PSDB), presidente; e Tião Miranda (PSDB), em momentos diferentes. “Estamos aqui para celebrar o trabalho em vida de Neuton Miranda”, assinalou Faustino na abertura da sessão especial.

Vários foram os depoimentos durante a sessão realizada no auditório João Batista, que ficou lotado de admiradores do comunista falecido. Estiveram presentes na homenagem familiares e militantes do PCdoB. A sessão foi ainda prestigiada pelos deputados: Airton Faleiro (PT), Márcio Miranda (DEM), Eduardo Costa (PTB), Ana Cunha (PSDB), Zé Maria (PT), Chico da Pesca (PT), José Megale (PSDB) e Luiz Rebelo (PP).

HOMENAGEADO – Neuton Miranda faleceu aos 61 anos, nasceu em Marabá. Militante estudantil na juventude, integrou a Ação Popular (AP) e foi vice-presidente da UNE. Viveu na clandestinidade em período da ditadura militar. Foi anistiado, membro do Comitê Central do PCdoB e presidente do Comitê Estadual. Na primeira metade dos anos 90, foi deputado estadual e exerceu o cargo de secretário de habitação da Prefeitura de Belém.

Fonte: Imprensa ALEPA