Movimentos sociais prometem muitos protestos na Mudança do Garcia

Militantes dos movimentos sociais têm encontro marcado na segunda-feira (7/3), quando sai a tradicional Mudança do Garcia, bloco de protestos no carnaval de Salvador. A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Brasileira de Mulheres e a Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) são algumas das entidades que já confirmaram presença no cortejo. A concentração começa às 8h, no Garcia.

A confusa administração de João Henrique Carneiro (sem partido) à frente da Prefeitura de Salvador deve ser o principal alvo dos protestos dos movimentos sociais, que cobram solução para as crises financeira e política por que passa a cidade. “Vamos protestar contra o caos em que se encontra Salvador e reivindicar a instalação imediata do Conselho da Cidade”, reforça o presidente da FABS, João Pereira.

As mulheres também estarão mobilizadas para participar da Mudança. A UBM promete levar as bandeiras para a avenida e mostrar a relevância de dar visibilidade à questões como o combate à violência contra a mulher mesmo no período do carnaval. “Vamos cobrar o fim da violência, a ampliação do número de creches, a instalação de lavanderias públicas e muitas outras medidas que possibilitem a melhoria das condições de vida das mulheres. Temos um histórico de lutas no 8 de Março e não podemos deixar de marcar a data, levando para as ruas o nosso protesto, pois apesar dos avanços ainda não conquistamos a sonhada igualdade de gênero”, disse a dirigente da UBM, Patrícia Vieira.

A Mudança do Garcia é o maior bloco de Salvador, costuma arrastar até 20 mil pessoas do fim de linha do Garcia até à Praça do Campo Grande, onde interrompe o desfile dos blocos de trio. Sem abadas ou cordas, a Mudança é formada por militantes dos movimentos sociais, trabalhadores e todos aqueles que querem fazer algum tipo de protesto. Carroças e bandas de sopro e percussão animam o desfile.

Ninguém sabe ao certo, como o bloco surgiu. A história mais conhecida é de que uma prostituta hostilizada pelos vizinhos do bairro resolveu se mudar do local. Porém escolheu a segunda-feira de carnaval para realizar a mudança. Ela vestiu sua melhor roupa, alugou uma carroça muito bem enfeitada e partiu com seus pertences pela rua principal do bairro Fazenda Garcia, bem perto do Centro de Salvador, despertando a atenção de moradores e foliões que se preparavam para curtir o Carnaval. Verdade ou não, a história casa bem com a atual função do bloco, que muda o caráter festivo do carnaval, levando a seriedade dos protestos sociais, mas com muita irreverência.

De Salvador,
Eliane Costa.