Ceará: Mulheres com atuação de destaque serão homenageadas

Dentre as homenageadas, a heroína Bárbara de Alencar e a vereadora comunista Eliana Gomes. O ato será realizado nesta quinta-feira, a partir das 16h no Passeio Público com muita música e poesia.

A diversidade da luta das mulheres será lembrada em ato no Passeio Público às 16h, já antecipando o Dia Internacional das Mulheres. Se a data é delas nada mais justo que homenageá-las: 36 mulheres foram escolhidas e receberão, durante o ato, um símbolo pela sua atuação na garantia à dignidade feminina. A heroína Barbara de Alencar receberá destaque na festa, pela sua garra e por representar bem os fortalezenses. Música e poesia dão o tom à solenidade.

Entre as mulheres homenagedas estão aquelas que lutam no Campo, na Cidade, na pauta dos Direitos Humanos, educação e demais articulações. A farmacêutica Maria da Penha, a militante Soraya Tupinambá, a vereadora Eliana Gomes, professoras Angela Pinheiro e Adelaide Gonçalves são algumas das 36 homenageadas.

Para animar os presentes, uma banda tocará músicas de Chiquinha Gonzaga. Flores e muitos abraços serão distribuídos. Peça teatral, música e alegria transformam o ritual em celebração à vida. No final, o grupo fará caminhada pelas ruas do centro da cidade, seguindo pelas ruas Major Facundo, Guilherme Rocha, Praca José de Alencar, Liberarto Barroso e Praça do Ferreira.

8 de março

O Dia Internacional da Mulher foi proposto pela feminista socialista Clara Zetkin, em 1910, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas como uma data de luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras. Para militantes feministas organizadas no Núcleo Rosa Luxemburgo, o dia 8 de março não se propõe a ser uma data apenas comemorativa, é um convite para ocupar a cidade com a garra feminista, vozes e bandeiras para afirmar os marcos políticos e o fim da violência.