Sem categoria

Copom deve fixar taxa básica de juros em 11,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta terça-feira (1º) e quarta-feira (2), para discutir o novo reajuste na taxa básica de juros (Selic), que está em 11,25% ao ano.

De acordo com a expectativa dos analistas financeiros que responderam à pesquisa Focus, realizada pelo BC na última sexta-feira (25), a taxa básica de juros deve aumentar 0,5 ponto percentual, ficando em 11,75% a partir desta quarta-feira (2), depois que terminar a segunda parte da reunião do colegiado de diretores do BC.

Alguns economistas arriscam, porém, um índice mais alto, com evolução para 12%. É o caso da economista-chefe do Banco Fibra, Maristella Ansaldi, que justifica a expectativa na pressão inflacionária, exercida de outubro do ano passado para cá, num ciclo de alta que dura cinco meses.

A segunda reunião do Copom no governo de Dilma Rousseff poderá ser também a primeira oportunidade para dois novos diretores do BC exercerem direito de voto. Isso se o plenário do Senado aprovar as indicações, o que pode ocorrer ainda hoje. Altamir Lopes, da diretoria de Administração, e Sidnei Marques, da diretoria de Liquidação e Controle de Operações de Crédito Rural, participavam da reunião como chefes de departamento, sem direito a voto.

Se depender da posição que externaram na sabatina do Senado, na semana passada, eles deverão ajudar o BC a usar as armas de que dispõe para conter a inflação.

Fonte: Agência Brasil