BA: Kelly Magalhães preside Comissão de Educação no Legislativo

A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) é a nova presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço da Assembléia Legislativa da Bahia. Em seu primeiro mandato, a parlamentar assume o desafio de conduzir os trabalhos de uma das mais importantes comissões da Casa, com compromisso de tirar o foco das discussões da capital e levar também para o interior as ações da Assembléia. Depois de instalada, a Comissão tem sua primeira reunião de trabalho nesta terça-feira (1º/3).

Disposta a encarar desafios, Kelly é também titular da comissão de Direitos da Mulher e suplente na de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. “Foi um reconhecimento para o partido, já que pela primeira vez assume a presidência de uma Comissão tão destacada depois de tantos anos de atuação na Assembleia. Apesar de já ter dado à Casa deputados tão atuantes como Alice Portugal e Javier Alfaya, por exemplo, que lutou muito para criar a Comissão de Educação. É um grande desafio, principalmente pelo fato de ser meu primeiro mandato. É uma Comissão que exige o desafio de construir coletivamente as ações”, afirmou a parlamentar.

Segundo a deputada, o primeiro ponto que pretende colocar em pauta será a discussão do Plano Nacional de Educação. “Temos a proposta de contribuir com a construção do Plano, de trazer para a Bahia, através da realização de debates nas cidades Pólos do interior e também em Salvador, com a presença do secretário estadual de Educação. Pretendemos também discutir os investimentos necessários para a área de educação, no sentido de contribuir para avançar e diminuir desigualdade, que ainda persiste”, acrescentou.

A parlamentar irá buscar também avanços na erradicação do analfabetismo, levando o programa TOPA para todas as regiões, e discutir o papel e a ampliação da universidade. “A Bahia possui poucas universidades federais e precisamos diminuir as diferenças intra-regionais. Minas Gerais, por exemplo, possui onze universidades federais enquanto a Bahia possui apenas três”.

Dentro dessa discussão, Kelly destacou como uma das metas a criação da Universidade Federal do Oeste Baiano e também o fortalecimento das universidades estaduais. Segundo ela, para a melhoria da educação como um todo é necessário que o setor “seja visto como prioridade, com aumento no repasse de recursos e planejamento a longo prazo”, enfatizou

Kelly Magalhães também participa da construção de uma frente de mulheres suprapartidárias, para além da Comissão de Direitos da Mulher. “Estamos elaborando um plano de trabalho para discutir a questão de gênero. A primeira coisa é discutir com o governador Jaques Wagner a questão da Segurança Pública, o fortalecimento das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams), a questão da saúde da mulher. Na primeira reunião na semana passada nós já discutimos estes pontos e vamos continuar as conversas na Comissão e na Frente”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa