BA: Conselho da Juventude elege novos integrantes

O Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) da Bahia elegeu na última sexta-feira (25/2), as 40 novas entidades da sociedade com representação no triênio 2011-2013. Os nomes que comporão o órgão serão anunciados até a posse, marcada para o dia 28 de março, juntamente com os 20 nomes indicados pelo Poder Público. A União Brasileira das Mulheres (UBM), União Nacional dos Estudantes (UNE), Unegro e Fetag, estão entre as representadas no Cejuve.

União Baiana de Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também indicarão jovens para participar dos debates no Conselho.

Segundo o vice-presidente do Cejuve, Juremar Oliveira, a condução do processo eleitoral garantiu que o órgão mantivesse seu caráter plural e representativo. “Nossa forma de realização do processo garantiu que várias correntes de opiniões, inclusive entidades que não estavam no Conselho viessem para o mesmo, isso garantiu esta pluralidade na próxima gestão”.

Criado a dois anos, o Cejuve Bahia já conquistou avanços importantes.”A principal conquista foi a construção de um espaço de debate constante com a sociedade, ampliando a democracia e cirando um instrumento de controle social, o que não tínhamos antes quando se trata de políticas públicas para a juventude. O Conselho se tornou também o principal palco de debate em relação a políticas para a juventude, um espaço político para as entidades debaterem estas políticas”, ressaltou Oliveira.

“Os próximos desafios são: a construção da Conferência Estadual da Juventude, que deve acontecer este ano, sendo maior que a passada, tanto em relação ao número de participantes, quanto a qualidade dos debates, fortalecendo o Cejuve, além da conquista de uma influência mais concreta, mais aprofundada do Conselho nas políticas do estado“, acrescentou Juremar Oliveira. Para ele, os dois primeiros anos serviram para o Conselho entender melhor como funciona a engrenagem do estado e poder avançar mais nos próximos anos.

De Salvador,
Eliane Costa