Senado deve criar subcomissão da Amazônia

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado deve aprovar na próxima semana a criação da subcomissão permanente da Amazônia. O principal objetivo é debater as propostas sobre o desenvolvimento sustentável e os investimentos estruturais do turismo na região.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), autora do requerimento, acredita que pela importância do tema não terá dificuldades em aprovar seu requerimento. “A Amazônia é uma vasta região, rica em recursos naturais e possuidora da maior floresta tropical e do maior rio em volume de água do mundo, com mais de 7 milhões de km2 e 1.100 afluentes. Isso será levado em questão”, justificou a parlamentar.

Ela destacou também no seu requerimento os grandes estoques de madeira, borracha, castanha, peixes, minérios e plantas, das quais se extraem óleos e essências para uso medicinal, cosmético e alimentício, entre outros, bem como confecção de artesanato na região.

Pequenas empresas
Titular também na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a parlamentar propôs a criação de outra subcomissão nesse colegiado destinada a examinar e debater os temas relacionados às micro e pequenas empresas e ao empreendedorismo individual.

“As micros e pequenas empresas representam 99,2% das empresas brasileiras. Empregam cerca de 60% das pessoas economicamente ativas do país. No entanto, respondem apenas por 20% do Produto Interno Bruto brasileiro. Por isso, defendo a criação dessa subcomissão”, afirmou a parlamentar.

Segundo ela, mesmo sendo essenciais para a economia brasileira e apesar de serem alvo de políticas específicas para facilitar sua sobrevivência, a existência de boa parte dessas empresas não ultrapassa dois anos.

“A mesma preocupação temos que ter com aquelas pessoas que são consideradas, conforme a Lei Complementar nº 128/2008, empreendedor individual, que trabalham por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário”, justificou.

De Brasília,
Iram Alfaia