Sem categoria

Protestos continuam e rei do Bahrein anuncia mudanças em gabinete

O rei do Bahrein, Hamad ben Isa Al Khalifa, realizou neste sábado (26) uma remodelação ministerial e mudou de funções cinco de seus ministros, conservando-os no gabinete, anunciou a agência oficial BNA. A remodelação ocorre quase duas semanas depois de iniciadas as revoltas populares que exigem uma mudança de regime no pequeno reino de maioria xiita governado pela dinastia Al Khalifa há mais de dois séculos.

A iniciativa visa a minimizar o levante popular. Milhares de manifestantes protestaram em Manama neste sábado (26) para exigir a queda do regime sunita, pressionando o governo um dia depois de mais de 10 mil pessoas terem ido às ruas. "Saia Hamad, saia Hamad", gritavam os manifestantes reunidos da Praça da Pérola, epicentro dos protestos iniciados em 14 de fevereiro.

"As pessoas querem a queda do regime", entoavam, enquanto realizavam uma passeata na avenida da prefeitura, bloqueando o trânsito, antes dao anúncio das mudanças. A Praça da Pérola, em Manama, foi transformada em centro de reunião de manifestantes, que mantêm vigília diária em centenas de tendas.

A agência de notícias oficial, BNA, informa ainda que o primeiro-ministro, xeque Khalifa ben Salman Al Khalifa, no cargo há quase quarenta anos e alvo da ira dos manifestantes, continuará nas funções, o que deve manter a população nas ruas.

Alguns grupos oposicionistas desistiram de pedir a retirada do regime, exigindo agora mais reformas, incluindo um primeiro-ministro eleito e a criação de uma monarquia constitucional efetiva. Sete pessoas foram mortas na semana passada em ações da polícia contra manifestantes que pedem a saída da dinastia sunita Al-Khalifa, que domina há 200 anos o reino de maioria xiita.

Com agências