Deputados gaúchos são eleitos para a diretoria da UPM

Em assembleia geral extraordinária da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) realizada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (21), o deputado estadual Miki Breier (PSB) foi eleito e empossado presidente do bloco brasileiro da entidade.

Também compõem a nova diretoria os parlamentares gaúchos Alexandre Postal (PMDB), eleito primeiro-secretário, Raul Carrion (PCdoB), escolhido tesoureiro-geral, e Edson Brum (PMDB), membro titular do Conselho Fiscal. O mandato se estende até maio de 2012. Participaram da reunião parlamentares vindos da Argentina, de Goiás e do Amazonas.

Prestes a completar 10 anos em junho, a UPM reúne parlamentares regionais e estaduais de países membros do Mercosul – Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina – juntamente com Chile e Venezuela, que são associados ao bloco.

Parlamento gaúcho na UPM
Presente na abertura do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), ressaltou a importância política da participação de deputados do Rio Grande do Sul na diretoria da UPM. “É fundamental que o Estado gaúcho, que tem um posicionamento estratégico do ponto de vista geográfico, social e cultural, possa ter o comando do bloco brasileiro da UPM, que hoje passa ao deputado Miki Breier”, disse.

Presidente eleito, Breier pretende colocar em debate temas referentes ao desenvolvimento sustentável e às relações culturais e econômicas entre os países do bloco. A construção do corredor bioceânico, ligando o Porto de Rio Grande ao de Valparaíso, no Chile, e da Ferrosul, além da unificação das legislações de trânsito são assuntos a serem tratados. "A expectativa é muito grande; devemos fazer algumas discussões importantes. O Mercado Comum Europeu começou com debates e levou muitos anos até se implementar uma moeda única e novas relações entre os países. Aqui também há um debate que precisamos fazer”, disse.

Escolhido para compor o Conselho Fiscal da entidade, o deputado Edson Brum (PMDB) defendeu que a UPM estenda a pauta de discussões e trate da unificação de legislação em certas áreas como a ambiental, a fitossanitária e de combate ao narcotráfico. Já o deputado Mano Changes (PP), presidente da Comissão Mista do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, colocou o órgão técnico à disposição da UPM.

Meio ambiente
Vice-presidente do Fórum Permanente de Preservação da Bacia do Rio Uruguai e do Rio Paraná e presidente da Comissão do Meio Ambiente do Senado da Argentina, Armando Nieto proferiu uma palestra sobre a situação dos recursos hídricos e do lixo nos países do Mercosul, com destaque para uma tecnologia desenvolvida numa universidade da Argentina que transforma a biomassa de resíduos sólidos urbanos em biocombustível alternativo. O senador estava acompanhado do engenheiro químico Raúl Wainsten, que classificou o sistema como “mais amigável e econômico do que os já existentes”.

Ficou definido pelos membros da UPM que a entidade realizará em Manaus, em data a ser definida, um seminário para tratar do tema do meio ambiente.

Presenças
Também estiveram presentes na assembleia os parlamentares estaduais gaúchos Cassiá Carpes (PTB), Raul Carrion (PCdoB), Alexandre Postal (PMDB), Frederico Antunes (PP), os deputados do Amazonas, Belarmino Lins (PMDB) e Francisco Souza (PSC), e o representante de Goiás, José Vitti (PRTB).

Isabela Soares,
com informações Ag. ALERS