Coordenador do DNOCS-PI  tranquiliza sobre situação de barragens 

José Carvalho afirmou que as mais de 100 barragens do Piauí estão sendo constantemente fiscalizadas pelo órgão e precisam apenas de serviços básicos, como troca de canaletas. 

José Carvalho - DNOCS - Jarbas Santana

Há quase 2 anos a população piauiense vive sob a sombra de uma tragédia. No dia 27 de maio, a barragem Algodões I, localizada no município de Cocal da Estação, rompeu matando 7 pessoas. Desde então, a preocupação é constante sobre o risco de novos acidentes.  As chuvas constantes em todo o estado aumentam o temor.

Atento à situação das represas, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) tem constantemente vistoriado as mais de 100 barragens do Estado e garante: não há motivo para preocupações. De acordo com o coordenador estadual do órgão José Carvalho, já foi feito um levantamento das principais necessidades e problemas das barragens.

“Durante as vistorias, foram verificados os sistemas hidromecânicos, as canaletas, maciço. Tudo foi minuciosamente conferido”, garante em entrevista concedida à TV Clube na manhã desta terça-feira (15). “A grande maioria delas só precisa de um trabalho de limpeza e troca de canaletas”.

O trabalho, feito em parceria com a direção geral do DNOCS e Ministério da Integração, já está previsto na lei que estabelece a Política Nacional de Segurança em Barragens, sancionada em setembro de 2010.

Ainda segundo o coordenador, mesmo com a pluviosidade elevada, grande parte das barragens no Estado sequer ultrapassou 70% da capacidade. “O temor da população é natural, principalmente dos moradores de regiões próximas a barragens. Mas eu quero tranqüilizar a todos e garantir a responsabilidade do DNOCS no monitoramento dessa questão”, afirma.

Da redação do Vermelho no Piauí