Sem categoria

Torturadores e assassinos da CIA foram promovidos

Vários agentes da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos acusados de assassinato, sequestro e tortura foram promovidos, revelou uma investigação divulgada nesta sexta-feira (11) nos Estados Unidos.

Uma pesquisa citada pela cadeia comunitária de rádio e televisão Democracy Now assinala que outros envolvidos em fatos semelhantes receberam pequenas condenações ou sequer foram castigados.

Destaca-se o caso de um analista que ajudou a sequestrar o cidadão alemão Khaled el-Masri e que agora tem um cargo na alta hierarquia do Centro de Anti-terrorismo da CIA.

Outros dois agentes implicados na morte do prisioneiro afegão Gul Rahman, em novembro de 2002, foram promovidos a postos de alta responsabilidade na CIA para a região do Oriente Médio.

Outros que receberam reprimendas pela sua participação em simulação de execuções em uma prisão secreta polonesa e a morte de um prisioneiro iraquiano voltaram a trabalhar para a CIA como terceirizados, afirma a fonte.

A Agência se viu envolvida em um escândalo pelas torturas contra detidos cometidas em diversas prisões do mundo, em especial a situada na base naval ilegal de Guantânamo, no sudeste de Cuba.

Fonte: Prensa Latina