Almir Fernando destaca luta popular e importância do PCdoB

Com muitos apartes e cumprimentos de seus pares, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez sua estreia nesta terça-feira (08) na tribuna da Câmara Municipal do Recife.

Ao iniciar seu discurso o parlamentar comunista expressou sua satisfação em retornar à Casa de José Mariano, de onde saiu em 2005 por força da mudança na legislação que define o número de assentos nas casas legislativas municipais do País, agradeceu os votos recebidos em 2008 que lhe garantiram a primeira suplência do cargo e saudou a presença de amigos e correligionários, entre eles o deputado estadual Luciano Siqueira.

“Venho com muita disposição para trabalhar pelo povo do Recife, principalmente por aqueles que residem em córregos, morros e altos da Zona Norte, localidades essas que conquistaram inúmeras vitorias, mas que precisam de muito mais”, afirmou o vereador.

Ele destacou ainda os principais eixos de sua atuação na Casa. “Quero destacar também que aqui nesse espaço democrático, com confiança e coerência como é meu partido, o PCdoB, serei verdadeiramente o representante do movimento popular e social e apoiarei a causa das mulheres pela igualdade de gênero e contra todas formas de preconceito e discriminação”.

O novo vereador do Recife ressaltou ainda outros compromissos que assume com o povo da cidade, entre os quais o de apoiar a implantação de centros de informática nas comunidades. “Isso já vem sendo feito pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, onde o PCdoB é representado pelo secretário José Bertotti, que tem feito um excelente trabalho expandindo a informática na cidade”.

Outra proposta de Almir Fernando é promover um estudo visando a mudanças de bairros e localizações. “Para vocês terem ideia nós moramos próximo ao terminal do Alto José Bonifácio, mas consta que moramos em Linha do Tiro”, explicou.

Em seu pronunciamento, ele lembrou também as origens de sua militância comunitária. “Foi representando a minha comunidade, em 1984, que comecei minha atividade política, participando como diretor de Cultura e Esporte na Associação de Moradores do Alto Jose Bonifácio. Hoje, depois de 27 anos de lutas e conquistas, volto à Câmara Municipal do Recife, uma das mais importantes do País, localizada numa cidade histórica e revolucionária, que enfrentou batalhas pela liberdade do seu povo como a Revolução Pernambucana de 1917, a Guerra dos Mascastes, a Confederação do Equador liderada pelo nosso Frei Caneca”.

LÍDER DO PCdoB

Em outro momento de seu discurso, Almir Fernando ressaltou sua ligação com o Partido Comunista do Brasil. “Devo salientar, que chego ao Poder Legislativo municipal com a grande missão de ser líder do PCdoB, partido ao qual sou filiado e do qual sou dirigente. Conheci o ensinamento do partido como estudante de licenciatura em História, na UFRPE, e esse convívio com o partido vem sendo de extrema aprendizagem. Foi pela intervenção do PCdoB que conquistamos uma das obras mais importantes do nosso bairro, que foi a construção do ginásio de esportes do Alto José Bonifácio”, lembrou.

O parlamentar comunista destacou sua determinação em aproximar o PCdoB do movimento popular. “Foi com esse propósito que me filiei ao partido. Para poder aproximá-lo cada vez mais do movimento popular, das comunidades e da periferia, porque esse partido é muito importante, é ligado ao movimento estudantil e sindical e só faltava se aproximar do movimento popular. Então, fomos para o PCdoB com esse objetivo e agora como vereador vou focar nesse sentido”, garantiu.

Ele citou ainda sua satisfação com o crescimento do partido e as vitórias de Luciano Siqueira, que se elegeu deputado estadual, e de Luciana Santos, eleita deputada federal, ambos do partido, na eleição de outubro do ano passado. “Com isso, temos a oportunidade de avançar para novas conquistas não só pelo Recife, mas por Pernambuco e pelo Brasil”.

APARTES

O primeiro discurso de Almir Fernando na tribuna da Câmara foi aparteado em diversos momentos. Os vereadores Jurandir Liberal (PT), presidente da Casa, Luiz Eustáquio (PT), Romildo Gomes (DEM), Gilberto Alves (PTN), Josenildo Sinesio (PT), Amaro Cipriano Maguari (PDT) e Augusto Carreras (PV) cumprimentaram e externaram a satisfação pelo retorno do parlamentar comunista.

Para o vereador Amaro Maguari, Almir Fernando representa um segmento popular muito importante. “O parlamentar que tem o compromisso popular com as periferias da cidade, onde existem vários problemas, merece todo o nosso respeito”.

O vereador Gilberto Alves disse que conheceu Almir em 1986 e que juntos participaram de muitas das lutas da zona norte do Recife. “Ele já se destacava pelo compromisso que tinha com as pessoas da comunidade e pude compartilhar momentos de companheirismo e solidariedade”.

O vereador Josenildo Sinesio também destacou a trajetória popular do colega e disse que ambos vieram de comunidades sofridas para representar a população na Câmara. “Quando esteve nessa Casa, Almir foi um vereador com P maiúsculo pelas causas que defendeu. São dois anos pela frente e tenho certeza que fará um trabalho melhor e mais profundo pautado nas necessidades das comunidades”.

Augusto Carreras destacou o caráter, a humildade e a postura firme de Almir. “É um prazer conviver novamente com um homem sábio, do povo e que tem sensibilidade”.

Romildo Gomes falou do trabalho que Almir desenvolve na periferia e do orgulho em tê-lo como parlamentar. “Um homem íntegro e de caráter, que a Câmara se orgulha de receber como vereador”. Já Luiz Eustáquio ressaltou o período de convivência com Almir em 2005.

Para o presidente da Câmara, Jurandir Liberal, Almir Fernando engrandece o quadro de vereadores. “Tenho a certeza que vai substituir Luciano Siqueira à altura pela sua competência profissional e sensibilidade. Vai também nos ajudar a engrandecer esta Casa e valorizar ainda mais essa instituição”.

Da Redação do site de Luciano Siqueira.