Estudantes saem as ruas pelo passe livre nos ônibus de vitória

Cerca de 300 (Trezentos) Estudantes de escolas públicas de Vitória protestaram, na frente da Prefeitura de Vitória, a favor do passe livre para as linhas de ônibus municipais e contra o aumento das tarifas de passagem, na tarde desta quarta-feira (09). O protesto foi organizado pelo GRB, UBES e UNE. Com bandeiras, apitos e as caras pintadas, eles reivindicaram a criação do passe livre para as linhas da capital, que já existe para os alunos que utilizam o sistema Transcol.

Protesto

Guardas Municipais acompanharam de perto a movimentação e fizeram um cordão de isolamento na frente da prefeitura. Os alunos pretendiam falar com o prefeito de Vitória, João Coser. O diretor da UBES, estudante do Ifes Marcos Paulo de Jesus, falou sobre o objetivo do protesto.
"Nós não queremos apenas a redução das passagens, nós queremos o passe livre para os estudantes que usam o transporte municipal. Porque o usuário do Transcol já tem esse direito e quem usa o transporte municipal ainda não tem", reclamou.

Além do passe livre, os estudantes reivindicam maior participação da sociedade no Conselho Tarifário (Comutran) e a abertura das planilhas de custo do Conselho Municipal de Trânsito. Após a concentração, os manifestantes foram recebidos por representantes da Prefeitura, Secretário de Transportes Domingos Sávio Gava e Secretário de Coordenação Política, Joubert Jantorno Filho, para que fosse apresentada a pauta de reivindicações.

O secretário de Transportes Domingos Sávio Gava conversou por aproximadamente uma hora com os jovens, estabeleceu um canal de diálogo com os manifestantes com a criação de grupo de trabalho e pré-agendou um novo encontro com os mesmos, em uma audiência pública, na próxima semana, para explicar como são feitos a planilha de custos do transporte público e debater com os estudantes sugestões para a implantação do Passe Livre.

O ato foi pacifico, porém não foi descartadas outras manifestações. “Iremos dialogar, propor e ouvir, mas ficaremos de olho na prefeitura e se for preciso voltaremos pra rua”. Prometeu o diretor da UBES no ES, Marcos Paulo Silva. Essa foi a primeira vez que os estudantes do Ifes e escolas públicas estaduais se reuniram para protestar contra o transporte público.