Jorge Carreiro assume planejamento de Paulista

Em solenidade muito prestigiada o engenheiro e gestor público, Jorge Carreiro, tomou posse da Secretaria Municipal de Planejamento do Município do Paulista na manhã desta segunda-feira. Com uma expressiva presença de servidores, secretários municipais, técnicos públicos, representantes do movimento social, do empresariado local e da bancada de vereadores da cidade foi confirmado o reconhecimento de sua credibilidade e competência.

Foto: Mariza Lima

Da direita para a esquerda, o prefeito de Camaragibe, João Lemos, deputado Luciano Siqueira, secretário Jorge Carreiro, prefeito de Paulista, Yves Ribeiro e a deputada federal Luciana Santos


Com passagens exitosas na estrutura executiva e no parlamento municipal, Jorge retoma a sua trajetória política e técnica ligada ao desenvolvimento urbano da cidade.

Com a presença do prefeito Yves Ribeiro, da deputada federal do PCdoB Luciana Santos, do deputado estadual Luciano Siqueira, dos prefeitos de Camaragibe e Goiana, João Lemos e Henrique Fenelon, dos vices prefeitos de Igarassu e Abreu e Lima Herbert Bezerra e Marcos Siqueira, Jorge declarou a oportunidade em avançar com a reforma urbana principalmente neste momento onde Pernambuco experimenta um ciclo de desenvolvimento acelerado e em patamar superior. O prefeito Yves Ribeiro, na ocasião, salientou a importância da gestão poder contar com os conhecimentos e as qualidades pessoais do novo secretário na consecução de diversos projetos reestruturadores em curso no município e na preparação de novas iniciativas de abrangência social.

Leia abaixo o discurso de Jorge Carreiro no evento:

Tomando emprestado as palavras do grande josé saramago:

“Somos a responsabilidade que assumimos… Sem responsabilidade talvez nem merecessemos existir” e ainda uma felícissima expressão do meu camarada deputado estadual Luciano Siqueira: “ …de que , de fato o que hoje tem me inspirado, é a luta do nosso povo” , quero dizer das principais motivações que me fizeram aceitar o honroso convite do prefeito Yves para compor a equipe do governo sob o seu comando: responsabilidade com o nosso povo e a fé na sua luta.
Aquí já cumpri muitas tarefas, chegando como estagiário no início da década de 80, depois engenheiro, secretário, vereador. Este é o lugar onde meu coração mais vibra e meu entusiasmo se renova e transborda sem medida. Por isso prefeito Yves ribeiro, quero agradecer o convite para servir ao povo da minha terra e poder compartilhar com todos do nosso governo a alegria de trabalhar sob a sua coordenação, que é, sem dúvida, uma das maiores lideranças populares formada na militância municipalista desse imenso Brasil. Acompanho a sua lida diária desde o início da sua história, em especial desde o seu primeiro mandato como prefeito na cidade de itapissuma, no já distante ano de 82, um mandato que inaugurava uma nova cidade, visto que itapissuma nascia alí, mas que também fazia nascer um novo modelo de gestor público, cujas principais características são:
Humildade com muita ousadia, inovação com muita responsabilidade, transparência e muita capacidade de liderar.
Que em síntese poderíamos sintetizar em uma palavra: compromisso.
Portanto, venho com o coração alegre e alma em paz. conheço essa terra e a sua história e posso assegurar que o atual nível de investimento na sua infra-estrutura, não tem precedente neste município, mas também sei, senhor prefeito, das suas preocupações e compromisso em fazer muito mais.
As cidades brasileiras estão sofrendo, o povo brasileiro vive momentos de agonia a cada inverno, uma agonia e um mal que já toma proporções de catástrofe. Cuja a face mais visível se apresenta sob a forma de tragédias como a recente questão dos deslizamentos dos morros e alagamentos na região serrana do rio de janeiro e as enchentes nas cidades da mata sul de pernambuco no ano passado.
Portanto, meus irmãos e irmãs paulistenses, venho com a compreensão e a mais absoluta convicção que dentre os principais temas contemporâneos desse novo brasil e desse novo pernambuco está a necessidade de empreender já uma urgente e inadiável reforma urbana, capaz de por um lado assegurar o crescimento sustentável das cidades e que por outro lado enfrente a agenda de mitigar e tratar urgentemente de encontrar soluções para os graves problemas decorrentes da ocupação do território nas cidades brasileiras.
A gestão do território, especialmente o controle do uso e da ocupação do solo, associado a um permanente planejamento da cidade para garantir mobilidade, tratamento das águas, especialmente articulando soluções para problemas de drenagem das águas de chuva, e um crescimento sustentável, equilibrado, democratizando o espaço urbano.
Utlizando o marco regulatório dapolítica urbana brasileira, especialmente os instrumentos disponíveis no estatuto da cidade, para garantir o direito a uma cidade para todos, assegurando o bem coletivo sobre o interesse privado, sobretudo freando a ação especulativa na posse da terra urbana.
Mas lutando nas casas legislativas, seja no congresso nacional, assembléia legislativa, mas também na câmara de vereadores, para assegurar legislação ágil e adequada a ação de políticas públicas que viabilize acesso à moradia dígna com plena habitabilidade, isto é: com todas as demais condições de dignidade da moradia além do próprio teto.
queremos excelentíssimo prefeito Yves Ribeiro, ancorados na sua história de lutas em favor de uma sociedade mais equilibrada, contribuir para que a nossa gestão seja vigilante na sua tarefa de cuidar também, todos os dias, dos espaços públicos para assegurar, sem favor, uma cidade para todos.
Afinal de contas a prioridade tem que ser a população, o povo, e tenho certeza que não há de se reconhecer nenhuma prioridade maior que valorizar a vida.
Agradeço a todos que aqui compareceram numa demonstração de apoio e amizade, peço e ofereço apoio e solidariedade irrestrita a todos os membros do governo e em especial aos servidores mais simples e anônimos da prefeitura do paulista e finalmente agradeço ao prefeito Yves ribeiro pela sua confiança e apoio.
Concluo pedindo a deus a sua misericordiosa proteção e orientação para não captularmos diante das dificuldades e desfios.
Estou animado, estou feliz.
Bom dia a todos e todas.