Sem categoria

Vanessa destaca importância de fazer parte da Mesa Diretora

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), eleita para ocupar uma vaga na Mesa Diretora do Senado, avaliou a importância de fazer parte do grupo que, na prática, dirige os trabalhos do Senado Federal. “O papel da Mesa Diretora é muito importante e é permanente”, disse a senadora recém-eleita, destacando que a escolha das matérias para votação em plenário é feita em reuniões da Mesa.

Vanessa também destacou o crescimento da participação feminina na Mesa Diretora. “Acho que a gente tem que destacar aqui o fato de que três mulheres compõem a Mesa. Elegemos logo no dia da posse, na segunda sessão preparatória, a senadora Marta Suplicy a primeira vice-presidencia e para a suplência duas senadoras: Maria do Carmo Alves, que já é uma senadora de muita experiência e eu que estou chegando agora. Isso é importante para os nossos partidos, mas é importante também porque reforça a presença da mulher na sociedade, na política e isso incentiva que outras se lancem a essa tarefa que é tão importante e necessária.”

Em seu primeiro discurso no plenário do Senado, Vanessa Grazziotin reafirmou sua convicção na democracia como instrumento para alcançar os avanços exigidos pela sociedade. Aliada do então Governo Lula, fez um balanço positivo dos oito anos do ex-presidente, destacando a geração de mais de 14 milhões de empregos, três vezes a mais do que os oito anos do governo neoliberal de FHC.

Disse que assumia o mandato de senadora como aliada do Governo Dilma para aprofundar as mudanças que começaram com Lula. E, como representante do Amazonas, afirmou que será intransigente na defesa da Zona Franca, que é considerada “a mais eficiente política de combate às desigualdades regionais que vem dando certo no país.”

Disse ainda que vai ajudar a levar mais investimentos ao Estado que se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014. Para isso, será necessário concluir obras importantes na área de infraestrutura: arena esportiva, aeroporto Internacional, porto, monotrilho e setor energético.

Trajetória política

Vanessa lembrou sua trajetória na vida pública, desde o início de sua militância, em 1979, ano marcado pelo processo de redemocratização do país. “Ajudamos a redemocratizar o país e a mostrar, com a convicção plena que todos nós temos, que a democracia é o único caminho para conquistar os avanços que toda a nossa gente necessita”, afirmou.

Em 1988, disputou sua primeira eleição, conquistando uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus e sendo reeleita em 1992 e 1996. Ela lembrou que teve como colega o senador Jefferson Peres (PDT-AM), falecido em maio de 2008.

Vanessa Grazziotin foi eleita deputada federal em 1998 e reeleita em 2002. Em 2004 concorreu à Prefeitura de Manaus, ficando em terceiro lugar, e em 2006 retornou à Câmara dos Deputados para exercer seu terceiro mandato na esfera federal. Ali, a deputada coordenou a bancada do Amazonas e presidiu a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e o Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, além de ser a vice-presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e líder do PCdoB na Câmara.

O senador João Pedro (PT-AM) disse, em aparte, que Vanessa Grazziotin tem "uma vida pública exemplar" no Amazonas e faz parte de uma geração que não teve medo de enfrentar o final da ditadura militar. "Nós todos tínhamos nomes falsos", lembrou. Ele assinalou que, apesar de não ser amazonense de nascimento, Vanessa Grazziotin é uma legítima representante do estado.

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que Vanessa Grazziotin é a nova Anita Garibaldi, uma heroína de dois mundos, o Sul e o Norte do Brasil. A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) também cumprimentou a nova senadora, lembrando que começou sua militância política no PCdoB e no movimento estudantil.

De Brasília
Márcia Xavier