Oposição: CTB lança chapa em eleição no Sindicato dos Vigilantes

Após 12 anos de domínio de uma só força política, o Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará volta a ter disputa na eleição sindical. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará lança chapa de oposição para concorrer à direção e apresenta propostas de melhorias para a categoria.

Chapa CTB Sindicato dos Vigilantes

Para Jonas Rodrigues, presidente da Chapa 2 “Tá na hora de mudar”, esta eleição tem sido muito importante para os vigilantes. “Após quatro mandatos seguidos, conseguimos realizar uma eleição democrática. A diretoria anterior sempre usava formas questionáveis para sair com chapa única e garantir a vitória. Desta vez, inscrevemos nossa chapa na Procuradoria do Trabalho para garantir a realização da eleição”.

A chapa 2, composta por membros da CTB e pessoas insatisfeitas com a atua gestão, tem tido grande apoio dos vigilantes no Estado. “Apesar de três chapas concorrerem na disputa, nós é que representamos a oposição. As outras duas, são compostas por correntes semelhantes”, alerta o sindicalista.

Segundo Jonas Rodrigues, a categoria vive um período de “insatisfação generalizada” com a postura do Sindicato perante a categoria. “Desde que esta atual direção ganhou seu terceiro mandato, estamos nos articulando para disputar esta eleição. Lutaremos pelos direitos já conquistados pelos vigilantes, por uma maior fiscalização nas empresas e ainda por assistência de saúde para os associados”, enumera. Outra questão que tem sido debatida é a valorização do vigilante. “Nem dentro do próprio Sindicato o associado é bem tratado. Iremos reverter este quadro”, defende.

Mais sobre as eleições

– Segundo dados da Polícia Federal, o Ceará conta atualmente com cerca de 12 mil vigilantes legalizados. Destes, 4 mil são sindicalizados.

– A eleição para a nova Diretoria do Sindicato dos Vigilantes, com mandato de três anos, será nos dias 24 e 25 de fevereiro.

– 43 urnas estarão disponíveis nos dias de votação. Serão duas fixas em Fortaleza (na sede do Sindicato: Rua Alfredo Salgado, 48 – Centro). Duas ficarão nas sub-sedes do Sindicato nas cidades de Juazeiro do Norte e Sobral. 12 urnas itinerantes irão percorrer pontos de serviços na Região Metropolitana de Fortaleza enquanto o restante das urnas colherá os votos em todo o interior do Estado.

– Os associados têm horário elástico para comparecer às urnas: das 7h às 21h.

– O resultado da eleição está previsto para ser divulgado no dia 26 de fevereiro.

De Fortaleza,
Carolina Campos