Sem categoria

Senadores não entram em acordo sobre presidências de comissões

Terminou sem acordos a reunião desta segunda-feira (31) entre líderes no Senado para decidir os critérios de proporcionalidade que irão definir os lugares da mesa diretora e nas presidências de comissões que caberão a cada partido.

PT, PMDB, DEM e PSDB estiveram reunidos desde o começo da noite e chegaram a um entendimento apenas sobre a divisão por bancadas para definição da ordem de escolha dos lugares na mesa diretora.
Mais cedo, o PMDB, que tem a maior bancada na casa, anunciou que indicará José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado novamente.

A tendência, segundo o líder do PT, Humberto Costa (PT-PE), é que cada partido indique as comissões que gostaria presidir, buscando um acordo para as mais disputadas – caso da Comissão de Infraestrutura e da Comissão de Relações Exteriores.

Segundo Costa, é possível que o acordo seja fechado antes das eleições para a mesa diretora e para as comissões. “Acredito que amanhã é possível chegar a um desenho muito aproximado do que serão as presidências das comissões. Existem outras comissões importantes [além da de Infraestrutura, que caberia ao PSDB]. Como tal é possível que a gente chegue a um acordo”.

Já o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), admite deixar as eleições das comissões para a próxima semana. Segundo Jucá, nesta terça-feira (1º) deve ocorrer apenas a eleição da mesa diretora, com acordo garantindo a eleição de Sarney.

“Na mesa não há discordância. Já nas comissões, estamos tentando chegar a um meio-termo entre o critério por bancadas e o por blocos, que atende aos partidos pequenos”.

Informações da Agência Brasil