Sem categoria

Sarney é eleito pela quarta vez Presidente do Senado

Os dois maiores partidos da base aliada do governo, PMDB e PT, assumem, nesta terça-feira (1o), a presidência e vice-presidência do Senado pelos próximos dois anos. José Sarney (PMDB-AP) foi reconduzido à presidência, cargo que ocupa pela quarta vez. Ele foi eleito com 70 dos 81 votos. O PSOL lançou como candidato o recém-chegado Randolfe Rodrigues (AP), que recebeu oito votos. Houve dois votos em branco e um nulo.

O Presidente Sarney assumiu a Presidência da Casa e convocou a terceira sessão plenária da Casa para escolha dos demais membros da Mesa Diretora. A sessão está prevista para o meio da tarde.

Em seu discurso, ele disse mais uma vez que não desejava o encargo, mas dele não pode fugir. Disse que o apoio dos colegas “conforta, redime e aumenta as minhas responsabilidades.” Falou sobre a independência do Poder Legislativo, “que não pode ser submisso a nenhum poder e nem afastado dos interesses nacionais.”

Na falta de acordo entre os dois candidatos à primeira vice-presidência – que responderá pela Casa na ausência de Sarney – o PT inovou ao rachar o período para permitir que os senadores Marta Suplicy (SP) e José Pimentel (CE) tenham cada um deles um ano de gestão. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) deve inaugurar o cargo.

Diálogo com o governo

O líder do PCdoB no Senado, Inácio Arruda (CE) diz que a expectativa de trabalho no Senado é grande, porque elegeu-se uma bancada com maior possibilidade de dialogar com o governo.

“Isso não significa votar tudo como o governo deseja. Nós representamos os estados e municípios e algumas vezes as posições se chocam com os interesses mais imediatos do governo”, alertou. Mas, segundo ele, “a relação muda bastante com o Congresso renovado, mais próximo do governo, mais capaz de compreender o momento vivido pela Brasil.”

De Brasília
Márcia Xavier